9 Passos para te Ajudar a Lidar com a Depressão
Talvez o dilema mais comum da sociedade moderna seja a depressão. Lidar diariamente com a falta de ânimo, cansaço, estresse, angústia e ansiedade não é tarefa fácil para ninguém.
Conviver com pessoas depressivas também é uma porta para se encaminhar a um estado depressivo. A depressão é uma doença muito séria, que demanda atenção médica e tratamentos específicos para cada caso.
Você pode combinar o tratamento médico com boas práticas que te ajudam a conviver com os sintomas da depressão. O objetivo deste texto é te ajudar a lidar melhor com a depressão, e não pretende de forma alguma substituir a ajuda médica.
Continue lendo para os 9 passos para que você consiga conviver melhor com a depressão.
1 – Procure um Médico
Essa parte é a mais importante. Se você suspeita que está com os sintomas de depressão, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.
As causas da depressão podem ser diversas, e somente um médico poderá identificar corretamente.
Apesar de a internet (e até mesmo esse texto) possuir várias dicas “rápidas e fáceis” para tratar a depressão, alguns casos precisam de medicação específica, e todos os casos se beneficiam de um acompanhamento psicológico.
Veja também: Por que alguns médicos tem uma letra horrorosa?
2 – Entenda o seu caso.
Depois de conversar com um médico você verá que a depressão não é a mesma para todos. Há casos de estudos que relacionam situações de herança genética, e casos que relacionam a pressão social, histórico familiar, etapas da vida e situações adversas.
É importante saber o porquê você se sente mal e com o que. Talvez seja necessário transpor isso ao papel para que você possa ter uma melhor visualização do seu problema.
É válido fazer fluxogramas, planilhas, e utilizar meios para racionalizar o problema e a causa.
3 – Permita-se errar.
Grande parte da problematização advinda da depressão ocorre pela noção de certo e errado. Ninguém sabe de tudo, seja você, seus pais ou avós.
Em determinado momento da vida é preciso olhar para si mesmo e reconhecer seus próprios erros, assim como de seus antepassados, para que você seja capaz de entender os seus acertos.
Não há como acertar a todo momento, e a única maneira de aceitar seus erros é por entender esse conceito. É importante querer acertar, assim como é importante errar e seguir em frente.
4 – O passado é transitório.
Você já deve ter ouvido falar por aí que a depressão é uma prisão no passado. É um mecanismo muito simples se colocado dessa maneira, contudo, é muito difícil seguir em frente olhando apenas para trás.
O processo de maturação em algum momento lhe dá pistas de que o passado não retorna, seja por bem ou mal, e essa atmosfera é imutável a todos. O futuro pode parecer assustador já que é uma incógnita, mas você é capaz de fazer a sua morada segura no futuro, assim como você deve ter feito no passado.
Veja também: Repor o sono no final de semana evita várias doenças
5 – Conhece-te a ti mesmo.
É difícil entender todos os seus limites, ou tudo aquilo que lhe agrada ou lhe causa aversão. Uma parte do autoconhecimento é justamente a aceitação daquilo que você gosta e desgosta, seja sobre si mesmo ou sobre o mundo que o rodeia. Não significa que isso seja fácil, mas indica que isso é possível.
Uma dose de experimentação do que a vida tem a oferecer é sempre uma maneira de entender quem você é. E isso pode te ajudar a lidar melhor com a depressão.
Não é preciso fazer parte de grupos sociais, ou se classificar como sendo algo, até porque você é a soma de um emaranhado imenso de experiências acrescido ao seu jeito único de entender tudo.
6 – Entenda sua felicidade.
Há gosto para tudo nesse mundo e isso não é diferente com você. Há quem goste de belos dias de sol e quem prefira uma neblina noturna, e ambos estão certos. A felicidade é um conceito abrangente pelo dicionário, mas cada um sabe o que é melhor para si.
Somos 7 bilhões de pessoas no mundo, então é praticamente impossível que todos sejamos felizes da mesma forma.
Seja feliz do seu jeito. Sorria!
Veja também: Quais os segredos por trás do riso?
7 – Converse.
Se manter preso na própria mente pode ser um ingresso de ida ao fundo do posso. Ter alguém para quem dirigir as palavras pode não ser a solução de nada, mas é um meio de tirar aquilo que estava preso em você.
Um simples “olá” pode mudar a vida de qualquer um. Seus pais, seus avós, seus tios, todos se conheceram com um simples “olá”, tecnicamente você nasceu através de um olá.
Talvez isso não lhe pareça grande coisa, mas a humanidade existe pela linguagem, e esse é o meio que pode lhe fazer entender melhor a vida.
Se está difícil encontrar alguém para te ajudar a lidar com a depressão, pode também recorrer ao CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo telefone ou chat.
8 – O seu papel é fundamental.
O único jeito de combater a depressão é aceitando que você é a peça central da resolução. Algumas pessoas dizem que você pode resolver isso tudo sozinho, e de fato pode, mas não é errado procurar meios para solucionar esse caso.
O simples fato de ouvir o relato de pessoas que passaram ou passam pela depressão já pode ser de grande ajuda para que você entenda como enfrentar essa carga.
Recorrer a terapeutas é muito importante.
Tentar mudar sua rotina também é uma excelente pedida para ver as coisas de uma maneira diferente.
9 – Evite aquilo que lhe faz mal.
Drogas, companhias ruins, ideias desagradáveis, conteúdos pesados e uma infinidade de coisas. A depressão é muito ligada aos conteúdos que vemos e como os enxergamos e entendemos.
Se ligar a pessoas negativas demais e manter todo um ciclo assim, é uma maneira de se tornar negativo e desejar a presença daquilo que lhe prejudica.
O ciclo social é uma grande parte da vida de todo mundo, portanto é preciso estar num ciclo que busque o melhor para você, para que você busque o melhor para todos e tudo funcione de maneira agradável e coesa.
Mas de nada adianta seguir esses passos sem buscar a ajuda profissional de um médico. Se você está sofrendo com os sintomas da depressão há algum tempo, e isso tem te incomodado e dificuldado a passar pelos dias, busque um médico.
A melhor forma de lidar com a depressão é de fato com ajuda profissional.
Veja também: As 10 doenças mais comuns do mundo
Autor do Texto: Guilherme Vieira
Deixar comentário