O que são aquelas manchas brancas na língua?

mancha branca na língua

A língua é um órgão formado por uma musculatura estriada esquelética que faz parte do sistema digestório e normalmente tem uma cor rosada recoberta por uma secreção fina e úmida, quando saudável. A sua principal função é iniciar o processo da digestão, moldar o alimento na boca e realizar a dinâmica do mesmo, também tem atividades sensoriais responsáveis pelo paladar e na produção de sons através da fala e linguagem.

A superfície da língua é lisa e recoberta por pequenas estruturas chamadas de papilas gustativas responsáveis pela percepção do sabor. Observar sintomas diferentes do normal ou alguma desordem da língua é de suma importância, por isso é recomendado ir regularmente ao dentista para realizar uma consulta.

Se caso você perceber que sua língua dói ou que está descolorida pode indicar que algo não está indo bem e precisa ser averiguado imediatamente. Esses sintomas muitas vezes imperceptíveis podem indicar um problema de carência de vitaminas, como ferro ou biotina, até uma doença mais grave como a AIDS ou câncer bucal, por isso que é importante realizar uma consulta com um especialista.

dentista

Possíveis doenças

Um dos fatores que podem apresentar manchas brancas em sua língua é a Saburra lingual, também conhecida como Biofilme lingual ou simplesmente língua branca. Essa condição se dá devido a placa bacteriana esbranquiçada que se forma no fundo da língua, essa placa pode ter uma coloração amarelada ou até mesmo amarronzada. Ela se forma quando há uma redução da produção de saliva e a descamação epitelial da mucosa bucal acima dos limites normais, sendo assim, uma das causadoras de uma situação super desconfortante para as pessoas, que é o mau hálito.

Outra possível causa é a infecção por fungos que se desenvolve dentro da boca, conhecida como Candidose oral ou candidíase oral. É uma infecção muito corriqueira em crianças e idosos que possuem o sistema imunológico baixo ou insuficiente, além disso, também se dá quando existe o uso de antibióticos que matam as bactérias boas na boca, portanto, ajudando na proliferação dos fungos.

Tem também a Leucoplasia, que é de certa forma inofensiva e em geral desaparece por conta própria. Os casos mais graves podem estar ligados ao câncer oral e deve ser tratado imediatamente. Essa doença é caracterizada por placas de aparência incomum dentro da boca. Essas manchas podem variar de aparência, como cor branca ou cinza, superfície grossa, dura ou até mesmo pelos. Nos casos mais graves as placas podem apresentar manchas vermelhas. A vermelhidão pode ser um sinal de câncer.

Por fim, há também uma doença inflamatória chamada de Líquen plano, que é uma doença inflamatória mucocutânea, ou seja capaz de atingir a pele, mucosas e também anexos, como cabelos e unhas. Trata-se de uma condição benigna, porém de longa duração e causa muito desconforto no paciente. Suas causas ainda não são conhecidas, mas há algumas especulações como: imunológicas, psicogênica, neurológica, infecciosa ou ainda causada por metais pesados como ouro e mercúrio.

Todas essas condições podem acarretar em manchas brancas na superfície da língua e por isso devem ser analisadas pelo especialista de sua confiança, onde ele realizará um tratamento adequado e eficaz, então procurar um especialista logo que perceber alguns desses sintomas é necessário para que o problema se agrave. Além disso, manter uma boa higienização bucal todos os dias com uma escovação eficiente e uso de fio dental também colabora para a prevenção de doenças.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: