tecnologia influência diretamente na execução de algumas tarefas, principalmente aquelas que utilizam o esforço braçal. Toda essa revolução acompanha um processo natural da sociedade, e ocasiona a extinção de algumas funções.

Continue lendo para conhecer 8 profissões que não existem mais!

Conheça 8 profissões que não existem mais

No passado a maioria das profissões que foram substituídas foram as de trabalho braçal. Operadores de máquinas pesadas foram trocadas por sistemas automatizados. Operadores de telefonia foram trocados por tecnologia da informação.

Mas a tendência está mudando, e a expectativa é que no futuro mesmo as profissões mais “intelectuais” sejam substituídas.

Segue a lista com as profissões que já deixaram de existir!

Operador de telefonia:

A partir da década de 20, com a maior popularização dos telefones, o início da indústria telefônica precisava de um trabalhador muito específico. Era o caso de um serviço atribuído principalmente às mulheres, com a função de operador de telefonia.

As ligações eram conectadas de um local ao outro através das telefonistas, tendo esse serviço substituído por computadores à medida que o público foi tendo maior acesso aos telefones.

Datilógrafo:

Todo documento redigido no passado, sejam livros, vias oficiais, relatórios e até cartas passavam pelas mãos dos datilógrafos até a metade do século XX.

Alguns talvez não saibam mais o que é uma máquina de escrever, a principal ferramenta usada pelo profissional de datilografia. A computação chegou destruindo a profissão de vez nos anos 80, com a popularidade das máquinas automatizadas com tela e memória, além das impressoras.

Ressuscitador:

Uma profissão digna de H.P. Lovecraft como em seu conto “Reanimator”. Se tratava de pessoas que desenterravam cadáveres (ilegalmente, diga-se de passagem) para que indivíduos pudessem estudá-los.

Muitos estudantes de universidades de medicina, anatomistas, e até alguns entusiastas estranhos pagavam por esses serviços peculiares no século XIX.

Pianista cinematográfico:

Essa profissão existiu enquanto o cinema mudo ainda era um sucesso.

Se fazia necessária devido a demanda da trilha sonora dos filmes da década de 1920. Certamente os pianistas não ficaram sem profissão com a chegada dos filmes audíveis, tanto que há óscar por melhor trilha sonora.

Se quiser conferir curiosidades sobre o cinema, clique aqui.

Acendedor de poste:

Algumas pessoas tem o hábito de dizer que acendem a luz, quando na verdade ligam a luz. Acender é um termo referente ao fogo, e ligar, diz respeito ao interruptor, algo automático. No passado, porém, sem a eletricidade era preciso ter profissionais que acendessem as luzes de postes à noite e apagassem pela manhã.

Um forte agradecimento à Nikola Tesla e Thomas Edison pela eletricidade dos postes de hoje!

Despertador humano:

Poderia ser um bom nome de Super-herói, afinal, sempre saberia a hora de acabar com o crime. Mas se trata de um profissional atuante da era de 1760 até, possivelmente, 1840. O papel desse trabalhador era acordar as pessoas no horário de seus compromissos para que não se atrasassem. Era o curso da revolução industrial, então muitos operários precisavam chegar no horário naquele período de extrema dificuldade.

Leiteiro:

Muito retratado em antigos desenhos da Disney, ou até MGM, o caso de Tom e Jerry.

O leiteiro era o responsável por vender o leite de casa em casa, já que o produto não tinha conservantes, era preciso vende-lo diariamente. Aquele velho processo de deixar a garrafa vazia do lado de fora da casa pela noite, e acordar com o leiteiro batendo na sua porta já pela manhã.

As entregas ainda existem em algumas cidades interioranas, mas, não são feitas pelo leiteiro, e sim pelo próprio produtor.

Leitor:

O dia entediante nas fábricas do século XX tinha um inimigo, o leitor. Algumas empresas contratavam pessoas para ler notícias e trechos de livros para os trabalhadores, como maneira de amenizar o esforço repetitivo da época.

O leitor costumava ficar num local acima dos trabalhadores, de modo que pudesse ser ouvido por todos; nem todo mundo sabia ler naqueles dias.

Surpreendente pensar que essas profissões já existiram, não é? Por isso é sempre importante nos mantermos atualizados para não sermos pegos de surpresa.

Sempre acompanhe listas de profissões, e nunca pare de se atualizar.

Essa é a única maneira de se proteger do avanço das tecnologias.