Parkour: Ninguém adivinharia a verdadeira origem

Parkour: Ninguém adivinharia a verdadeira origem

Se você já navegou pelo YouTube por mais de 20 minutos, certamente se deparou com o video de alguém praticando parkou. É fácil de identificar: um jovem destemido qualquer no topo de um arranha-céu realizando peripécias, no mínimo, audaciosas.

Dizem que de médico e de louco todo mundo tem um pouco. Entretanto, esse esporte radical é um grande causador de mortes. Quiseram esses jovens serem mais médicos que loucos nesses casos.

O famoso e, relativamente recente, Le parkour, é um dos esportes mais visualizados no youtube. Seja por gente se machucando ou realizando saltos de habilidades incríveis. Mas a origem deste esporte é muito diferente do que se imagina

Confira abaixo a origem do parkout:

Uma história fascinante:

Pouco tempo antes do boom da internet, David Belle e alguns amigos criavam na década de 90 um esporte revolucionário. O parkour surgiu como efeito de diversos treinamentos e desafios autopropostos.

A origem do Le Parkour tem muita influência do pai de David. Raymond Belle era um soldado vietnamita que levava uma vida muito saudável e competitiva. Ele sempre reservava espaço na agenda para a prática de esportes.

Como socorrista do exército, Raymond utilizava suas noções de esporte ao seu favor.

Veja também: Você sabe qual é o esporte que mais queima calorias?

Com a base de Georges Hébert no livro “Natural Method of Physical Culture” (Método Natural de Cultura Física), Raymond se deslocava pelo extremo campo de guerra para atender às vítimas. Com a filosofia de utilizar apenas o corpo e o ambiente se valendo da dinâmica de transposição. Assim era era criado o parkour.

O desafio constante e a exploração dos limites humanos levam diversas pessoas a este esporte, hoje, muito popular.

O domínio da destreza corporal e emocional para enfrentar situações de extrema adrenalina são valores básicos neste esporte, sendo treinados e adquiridos no percurso.

As tragédias do Parkour

Com a grande ascensão do parkour entre jovens e crianças, a internet acaba sendo uma tremenda influência. Criadores de conteúdo ensinam técnicas de parkour via web e, mesmo advertindo sobre o perigo, muitos praticantes apenas ignoram e fazem o que acham ser mais certo.

Diversas mortes famosas vieram a público em decorrência do parkour. Subcelebridades como youtubers e saudosistas do esporte morreram efetuando proezas extremamente arriscadas.

Em 2017, ao tentar saltar de um prédio com o objetivo de mergulhar em uma piscina, um adolescente de 16 anos acabou errando o cálculo e colidiu diretamente com o telhado da garagem do prédio.

Possivelmente a morte mais conhecida entre a população seja o caso do youtuber e “rooftopper” chinês Wu Yoning, que aos 26 anos acabou filmando sua própria morte ao escalar um edifício.

Veja também: Kauai, uma ilha paradisíaca cheia de esportes radicais

Os rooftoppers são uma modalidade diferente do parkour, porém, atraem o mesmo tipo de público e servem como um incentivo à pratica.

Propriamente dito Le Parkour, que advém do francês “o Percurso”, pode ser o destino final de muitos praticantes inexperientes e descuidados. Não obstante, é um esporte que cresce e se desenvolve de maneira espantosa, sendo sempre procurado.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário