O Dia de Ação de Graças, em inglês chamado de Thanksgiving Day, é um feriado comemorado principalmente nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe, observado como um dia em que as pessoas agradecem a Deus pelas coisas boas que aconteceram durante o ano.
Origem
Inicialmente, o dia de Ação de Graças era festejado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida e atualmente é comemorado na última quinta-feira de novembro.
O primeiro celebração ocorreu em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620, no ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621.
Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono de 1621. Homens de Plymouth mataram patos e perus, mas também houveram outros alimentos que fizeram parte do cardápio, como os peixes e o milho. As pessoas comeram ao ar livre e em grandes mesas. Aproximadamente noventa índios também participaram do festival.
Porém, durante muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi intitulado como feriado nacional, sendo apenas aderido a alguns estados, como Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, formalizou a quarta quinta-feira de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.
Em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt mudou a data de celebração e instituiu que o dia seria comemorado na terceira semana de novembro, a fim de contribuir para o crescimento das vendas dos comércios nesta data, e prorrogando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal, uma vez que na época, era considerado inapropriado para produtos publicitários à venda antes do dia de Ação de Graças.
Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados acabaram adotando essa medida mas 22 continuaram com a a medida anterior. Para resolver esse impasse, o Congresso dos Estados Unidos decidiu por bem então intitular o Dia de Ação de Graças na quinta-feira da quarta semana de novembro, o tornando também um feriado nacional.
O Dia de Ação de Graças é um dia em que as pessoas utilizam sem tempo livre para passar mais tempo com a família, fazendo grandes jantares e reuniões familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.
Nos Estados Unidos ocorre grandes desfiles e, com a realização dos jogos de futebol. O prato principal do Dia de Ação de Graças geralmente é o peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de “Dia do Peru” (Turkey Day). Além disso, os cookies também são muito tradicionais nessa data.
Deixar comentário