Desde pequenos aprendemos que devemos limpar o ouvido com bastonetes, os famosos cotonetes, mas, essa não é uma prática correta para a limpeza de seus ouvidos. Limpar com cotonetes pode ser prejudicial, e não remove a cera de dentro do ouvido.
O cotonete não faz mais do que ajudar a empurrar a cera para dentro do canal auditivo, limitando assim a capacidade de vibração do tímpano.
Jamais limpe os ouvidos com tampas de canetas, clipes de papel ou ponta de lápis, o que é muito comum de se ver por aí.
Então, como remover a cera corretamente?
Embora o ouvido seja “auto-limpante”, é necessário remover a cera em excesso algumas vezes. Também é recomendado que se limpe as orelhas pelo menos uma vez por para a manutenção da higiene e para evitar que a cera se acumule e bloqueie o tímpano.
É indescritível que você utilize métodos confiáveis para limpar o ouvido sem machucar ou promover algum tipo de infeção nos seus ouvidos.
Então vamos lá.
Ingredientes:
1 óleo de bebê
1 seringa ou 1 conta gota
2 “bolas” de algodão
1 toalha limpa
Procedimento:
1. Aplique com a seringa 3 gotas de óleo de bebê em seu ouvido. Incline a cabeça de maneira que o ouvido a ser limpado fique voltado para cima, segure o lóbulo da orelha para facilitar que o óleo entre no canal do ouvido.
2. Após, coloque um pouco de algodão na orelha para que o óleo não escorra.
3. Deixe o óleo agir por cerca de 15 minutos, caso acredite que esteja com muita cera no ouvido, deixe o óleo por mais tempo para que possa amolecer toda a cera acumulada.
4. Retire o algodão da orelha e descarte. Encha a seringa com água morna e, mantendo a orelha para cima, aplique no ouvido metade da água da seringa.
5. Retire a água inclinando o ouvido para baixo e use uma toalha para aparelhar a cera e água que irá cair. Repita todos os passos no ouvido oposto.
Saiba que manter o ouvido limpo é completamente sadio e higiênico, além de melhorar a audição.
Deixar comentário