Saiba como remover a cera do seu ouvido corretamente

Desde pequenos aprendemos que devemos limpar o ouvido com bastonetes, os famosos cotonetes, mas, essa não é uma prática correta para a limpeza de seus ouvidos. Limpar com cotonetes pode ser prejudicial, e não remove a cera de dentro do ouvido.

O cotonete não faz mais do que ajudar a empurrar a cera para dentro do canal auditivo, limitando assim a capacidade de vibração do tímpano.

Jamais limpe os ouvidos com tampas de canetas, clipes de papel ou ponta de lápis, o que é muito comum de se ver por aí.

Então, como remover a cera corretamente?

Embora o ouvido seja “auto-limpante”, é necessário remover a cera em excesso algumas vezes. Também é recomendado que se limpe as orelhas pelo menos uma vez por para a manutenção da higiene e para evitar que a cera se acumule e bloqueie o tímpano.

orelha-ouvido

É indescritível que você utilize métodos confiáveis para limpar o ouvido sem machucar ou promover algum tipo de infeção nos seus ouvidos.

Então vamos lá.

Ingredientes:

1 óleo de bebê

1 seringa ou 1 conta gota

2 “bolas” de algodão

1 toalha limpa

Procedimento:

1. Aplique com a seringa 3 gotas de óleo de bebê em seu ouvido. Incline a cabeça de maneira que o ouvido a ser limpado fique voltado para cima, segure o lóbulo da orelha para facilitar que o óleo entre no canal do ouvido.

2. Após, coloque um pouco de algodão na orelha para que o óleo não escorra.

3. Deixe o óleo agir por cerca de 15 minutos, caso acredite que esteja com muita cera no ouvido, deixe o óleo por mais tempo para que possa amolecer toda a cera acumulada.

4. Retire o algodão da orelha e descarte. Encha a seringa com água morna e, mantendo a orelha para cima, aplique no ouvido metade da água da seringa.

5. Retire a água inclinando o ouvido para baixo e use uma toalha para aparelhar a cera e água que irá cair. Repita todos os passos no ouvido oposto.

Saiba que manter o ouvido limpo é completamente sadio e higiênico, além de melhorar a audição.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário