As religiões predominantes no mundo variam em número de seguidores, sendo estimadas com base em dados demográficos e estatísticas. As 10 principais religiões predominantes no mundo, de acordo com estimativas recentes, são:
Cristianismo
É a maior religião do mundo, com mais de 2,3 bilhões de seguidores. Assim, o Cristianismo é uma religião abraâmica baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo, e é dividido em várias denominações, como o Catolicismo, o Protestantismo e a Igreja Ortodoxa. É amplamente praticado em muitos países ao redor do mundo, especialmente nas Américas, Europa e África.
Islã
O Islã, então, além de ser a segunda maior religião do mundo, com mais de 1,8 bilhão de seguidores, é uma religião monoteísta baseada nos ensinamentos do profeta Maomé. As pessoas a praticam em muitos países, especialmente no Oriente Médio, África, Ásia Central e Sudeste Asiático.
Hinduísmo
Cerca de 1,2 bilhão de seguidores, predominantemente na Índia e em outros países do sul da Ásia.
Budismo
Cerca de 535 milhões de seguidores, com diferentes escolas, como o Budismo Mahayana, o Budismo Theravada e o Budismo Vajrayana, amplamente praticado em muitos países da Ásia.
Sikhismo
Há aproximadamente 30 milhões de seguidores, concentrados principalmente no Punjab, região do norte da Índia.
Judaísmo
Cerca de 15 milhões de seguidores, com comunidades judaicas em todo o mundo.
Bahá’ísmo
Estimado em cerca de 7 milhões de seguidores, então, uma fé monoteísta que surgiu no século XIX, com uma visão global de unidade e paz.
Jainismo
Cerca de 4,5 milhões de seguidores, uma antiga tradição religiosa originada na Índia, com ênfase na não violência e no respeito a todas as formas de vida.
Espiritismo
Estimado em cerca de 3,8 milhões de seguidores, uma crença que se originou no século XIX, centrada na comunicação com os espíritos e na crença na vida após a morte.
Xintoísmo
Cerca de 3,2 milhões de seguidores, uma religião indígena do Japão, com uma forte conexão com a cultura e a história japonesas.
Veja também: Qual é a religião predominante no mundo?
Essas estimativas podem variar, por fim, a definição de “religião predominante” pode depender de diferentes critérios, como número de seguidores, presença geográfica, práticas religiosas e tradições culturais.
Deixar comentário