Quando você está preparado para dormir e de repente aparece um pernilongo que começa com aquele barulho irritante e um zunido de dar raiva, logo tenta entender porque esses insetos são tão barulhentos. Aquele sono mais gostoso, enfim vai embora, uma vez que é praticamente impossível dormir com o zunido desses insetos.
Mas, como eles conseguem gerar tanto barulho?
Segundo o entomologista, especialista no estudo de insetos Delsio Natal, da Universidade de São Paulo (USP), o zumbido responsável por diversas noites em claro de muitas pessoas se deve em decorrência da alta frequência dos batimentos das asas desses pequenos insetos.
O zunido é semelhante ao barulho de um ventilador, só que milhões de vezes mais irritante, onde as asas dos pernilongos “deslocam ar” fazendo com que ocorra aquele som impertinente que vem direto aos nossos ouvidos, nos incomodando intensamente.
Esse zumbido importuno também acontece com as demais espécies de insetos, como as abelhas, libélulas, vespas, porém diferentemente dos pernilongos, esses insetos não se aproximam em busca de nosso sangue, por isso não constatamos tão claramente o seu barulho.
As asas de um pernilongo podem chegar a bater em média aproximadamente 290 vezes por segundo, diferente das abelhas e das vespas, que batem suas asas com uma frequência de cerca de 110 a 200 batimentos por segundo, mutuamente, então, por isso que eles conseguem exercer tanto barulho.
Deixar comentário