Qual a cidade mais elevada do Brasil?

Campos do Jordão cidade mais elevada

Campos do Jordão é um município brasileiro que fica localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, fazendo parte da recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sub-região 2 de Taubaté.

O município foi oficialmente fundado em 29 de abril de 1874, por Mateus da Costa Pinto que adquiriu alguns lotes à beira do Rio Imbiri. Em 1934, Campos do Jordão se emancipou de São Bento do Sapucaí e a partir da década de 1950, a cidade passou a se consolidar como um dos principais destinos de inverno do Brasil.

Altitude

A cidade é considerada a mais elevada do Brasil, e se encontra à uma altura de 1.628 metros acima do nível do mar, onde está localizada a prefeitura da cidade, podendo variar para mais de 2.000 metros em seus arredores. Isso colabora para os intensos frios no decorrer do ano.

Campos do Jordão cidade mais elevada

Em 2014 sua população foi estimada em 50.541 habitantes. Campos de Jordão fica a uma distância de 173 km da cidade de São Paulo. O acesso principal ocorre pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

Ainda na questão de altitude, porém no extremo oposto, o título de cidade mais baixa não fica com nenhuma, ou melhor, fica com várias, uma vez que temos mais de 8 mil quilômetros de litoral e 138 cidades a exatamente 0 metro de altitude. O estado com mais municípios no nível do mar é o Maranhão com 35. Nenhuma capital entra na lista, embora várias tenham saída para o mar. A que chega mais perto é o Rio de Janeiro, com média de 2 metros de altitude.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário