Os japoneses são um grupo étnico associados ao Japão, país localizado no leste da Ásia Oriental e à língua japonesa. As religiões predominantes são o xintoísmo e o budismo.
As pessoas com ascendência japonesa que nasceram em outros países são denominados nisseis. Em alguns contextos, os japoneses podem incluir a etnia Yamato, Aino e Ryukyuanos. Existem ainda outros grupos étnicos no Japão, os Ainu, um povo etnicamente distinto dos demais japoneses e pouco numeroso, ainda presente nas ilhas de Hokkaido, Sacalina e algumas ilhas menores do arquipélago japonês.
Os japoneses, em geral, toda a população oriental apresentam a característica de uma abertura menor nas pálpebras, o que dá a aparência de ter o “olho puxado”. Pode-se notar que os chineses, coreanos e tailandeses também possuem essa particularidade. Então, na verdade é somente uma curvatura palpebral menor.
A explicação mais condizente seria a de Lamarck, uma naturalista francês do século XIX, na época do evolucionismo. Ele acreditava que essa característica era uma evolução genética presente nos indivíduos cujas etnias são oriundas de regiões muito frias do nosso planeta e que o fato de eles terem a fenda palpebral reduzida seria para proteger seus olhos das temperaturas muito baixas e da excessiva luminosidade provocada pelo reflexo da luz do sol na neve.
A radiação ultravioleta do sol é refletida pela neve, podendo causar uma espécie de cegueira momentânea e até mesmo catarata e lesões na retina, quando exposta por muito tempo. Ainda conforme Lamarck, as pessoas que possuíam essa defesa teriam mais chances de se adaptarem melhor ao ambiente.
E desde então, esse traço continua sendo uma marca para os povos orientais. Algumas pessoas acreditam que o fato de eles terem a fenda palpebral bem reduzida talvez não enxergue corretamente, porém, saiba que os orientais enxergam perfeitamente, não havendo qualquer fator prejudicial que afete seu poder de visão.
Deixar comentário