Por que algumas pessoas perdem cabelo e ficam calvas?

A calvície

Nem sempre perder cabelo quer dizer que você vai ficar definitivamente careca. O ser humano perde um pouco de cabelo todos os dias, cerca de vinte a cinquenta fios diariamente, mas não significa que irá ficar careca, pois o renascimento dos cabelos perdidos acontecem no mesmo ritmo que a queda, chegam a crescer cerca de 0,4 mm, em média, ao mesmo tempo.

Calvície é uma forma de alopécia caracterizada por uma gradual e progressiva perda de cabelos devido a fatores hereditários, portanto, sendo mais comuns nos homens. A calvície dos homens é chamada de alopecia androgenética, (AAG) ou calvície de padrão masculino. Ocorre em aproximadamente 50% dos homens. O problema maior dos doentes de alopecia é que os cabelos que caem não são mais substitutos, ou seja, não nascem mais cabelos naquele local.

calvicie

A idade em que a calvície inicia e a velocidade do processo é definida pela quantidade de genes herdados dos familiares do lado paterno, materno ou ambos. Ela inicia geralmente com o afinamento, encurtamento, rarefação e despigmentação gradativa dos cabelos nas regiões fronto-temporais da cabeça, aumentando com o tempo e evoluindo para a atrofia e morte dos folículos capilares, mas preservando sempre as áreas laterais e posteriores já que são imunes à ação do DHT. Nesses casos, quando o folículo piloso morre e deixa de ser produtivo, é quando é preciso recorrer ao especialista para verificar quais os tratamentos necessários.

O estado físico e emocional também afetam a saúde de uma pessoa e seu cabelo, assim também como a má alimentação e o stress excessivo.

Caso a calvície seja pelo fator hereditário, já fica mais complicado, porque os nossos genes são “programados” para nos deixar calvos. Estima-se que, depois dos quarenta anos apenas a metade dos folículos tenham nascimento.

Existe tratamento?

Existem poucos tratamentos eficazes contra a calvície, ou seja, há muito pouco a fazer na prevenção, principalmente porque ela é geneticamente determinada. Mas alguns tratamentos precoces podem retardar a calvície. Medicação como o minoxidil, loções e xampus específicos podem ser benéficas para a saúde de seus cabelos.

O minoxidil, usado a 5%, é uma medicação utilizada no local, sob a forma de loção capilar, duas vezes ao dia, no couro cabeludo seco. Nos dois primeiros meses poderá ocorrer aumento na queda dos cabelos, mas que é uma indicativa de que o tratamento está sendo eficaz. O pico de ação ocorre por volta de 16 semanas de uso. Os efeitos colaterais mais comuns são: irritação local, aumento dos pelos em locais indesejados (face e mãos) e taquicardia.