O açúcar realmente faz mal para a saúde?

Sim. O açúcar é extremamente maléfico e pode matá-lo, segundo uma notícia que circulou pela Internet após a publicação de um estudo recente informado na revista JAMA Internal Medicine.

Os estudos foram realizados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), onde analisaram a relação entre o consumo de açúcar e as doenças cardíacas. E pasmem, os pesquisadores descobriram resultados alarmantes e assustadores.

Bom, segundo os especialistas, a dieta americana normal contém excesso de açúcar, que é o suficiente para aumentar o risco de morte em 18%, isso relacionado ao coração.

Já uma dieta em que são consumidos cerca de 21% de calorias provenientes de açúcar, mais do que duplica as chances de morrer por doença cardíaca. Fique atento!

Essa não é a primeira vez que o açúcar vem sendo o vilão no cotidiano das pessoas. Pesquisas já comprovam que o excesso de adição de açúcar, ou compostos com muito açúcar levam a obesidade, além de outras doenças como a diabete do tipo 2, doença arterial coronariana, declínio cognitivo e até mesmo o câncer.

Nem todos são prejudiciais

Mas saiba que apesar de assustador, não é todo açúcar que é prejudicial a sua saúde, pois nosso corpo precisa de carboidratos, como os amidos e os açúcares naturais, encontrados nas frutas e no leite, divididos em glicose para criar energia.

O verdadeiro culpado está no açúcar adicionado nos alimentos e nas bebidas durante a sua preparação, como por exemplo, uma deliciosa caipirinha.

Mas, normalmente você encontra açúcares nos refrigerantes, bebidas energéticas, bebidas alcoólicas, sucos de frutas, sorvetes, doces, bolos, biscoitos doces, cereais, pão, iogurte com sabor, molho de salada e ketchup.

Esses açúcares adicionam calorias em sua comida, mas pouco ou nenhum nutriente. Em comparação, os alimentos que contêm açúcares naturais tendem a ser rico em nutrientes, o que ajuda o corpo e retarda a absorção de açúcar.

Açúcares adicionados de forma disfarçada

Normalmente, ingerimos alimentos que já vem com adição de açúcar e muitas vezes, não notamos. Isso ocorre porque ele é um adoçante sorrateiro, com muitos nomes.  Mas na próxima vez que você for adquirir determinado produto em que suspeite que tenha excesso de açúcar, veja a composição do alimento em seu rótulo, geralmente eles terminam com “ose”, como dextrose, glucose, maltose e sacarose, bem como qualquer tipo de xarope, como por exemplo xarope de arroz, xarope de milho ou de malte.

Mas aí lhe vem a cabeça aquelas pequenas dúvidas, e uma delas seria, qual então seria a quantidade segura para o consumo? Bem, não é tão simples definir a quantidade exata, pois não existe um quantidade considerada saudável.

De acordo com A Associação Americana do Coração, o ideal seria limitar os açúcares adicionados no dia a dia de sua alimentação em menos de 100 calorias para a maioria das mulheres e 150 para a maioria dos homens.

Resumindo, limite-se a comer açúcar para uma melhor qualidade de vida.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário