De onde surgiram os Zumbis?
Não se pode dizer que é uma novidade, mas o modo que representamos os zumbis hoje é bem diferente do que já foi. A origem dos zumbis é interessante e muitas vezes difundida de forma errada!
A seguir, você descobrirá de onde surgiu o zumbi que se conhece atualmente.
O que é um zumbi?
Na crença popular, zumbi é um ser canibal, que é morto, mas vivo. As noções sempre variam, ainda assim, o zumbi é visto como um propagador de vírus.
O ato de morder ou arranhar um sobrevivente pode fazer com que este se torne também um zumbi. O que os filmes ressaltam é o paciente zero que contrai um vírus, morre, e dissemina o vírus em todos os próximos começando um apocalipse.
Existem vários filmes de zumbi que você pode ver, se estiver interessado!
Veja também: Pegadinha de Zumbis na rodovia.
De onde surgiu o Zumbi?
Uma vez que você já saiba o que é o zumbi tradicional, é preciso entender que a base dessa lenda advém do Vudu. Sim, a origem é provavelmente diferente do que você acreditava – experiências e acidentes nucleares.
A tradição comum do Vudu é vinda da África, e é aplicada como uma religião com diferentes segmentos em inúmeros países. Como a maioria das religiões difundidas por escravos, acredita-se no poder dos espíritos bons e maus.
Mesmo que a religião pregue a cura, a aplicação desta “feitiçaria” se tornou famosa ao introduzir a palavra zumbi.
O uso do Vudu para criar os Zumbis
Como o Vudu é muito procurado por pessoas que buscam ascensão, amor, e ajuste de contas com desavenças, alguns mestres do Vudu utilizam técnicas de envenenamento para adquirir servos zumbificados.
O modo que se usa para tornar uma pessoa qualquer em zumbi é a aplicação de um veneno à base de plantas venenosas, porções de sapo Bouga e do peixe Baiacu.
O resultado é deixar a pessoa praticamente morta, quase sem batimentos cardíacos.
Por mais que os sentidos da pessoa se mantenham intactos, ela não responde a qualquer estímulo.
Logo após, os chamados Bokor (mestres Vudu) administram um novo veneno de reanimação, trazendo a pessoa num nível débil e sem memória “de volta à vida”. Assim surgiu a real definição do que é um zumbi.
Veja também: Apocalipse zumbi, surto de superbactéria volta na Sibéria
Mas e o zumbi atual, como surgiu? Veja abaixo!
De onde surgiu o zumbi atual
Assim que as informações sobre o Vuducaíram nas graças do grande público, não faltaram diretores, roteiristas e escritores sendo inspirados a trazer os mortos de volta.
O filme White Zombie (Zumbi Branco) de 1932 foi o primeiro filme a introduzir a temática na cultura normativa, utilizando justamente o Vudu como tema central.
Em 1968 surge o icônico filme Night of the Living Dead (A Noite dos Mortos Vivos) de George A. Romero. Sendo este filme, a revolução do gênero, introduzindo o personagem mais próximo do que se conhece hoje; e dando uma origem diferente à história, a radiação.
Recentemente surgiram relatos de uma droga que transforma as pessoas em zumbis de verdade.
O gênero foi revisitado, desde então, no quadrinho e na série The Walking Dead.
Sendo a referência máxima da cultura atual, o zumbi acabou sendo mais um coadjuvante da sua própria história. Dando espaço para a temática de convivência pós-apocalíptica, sobrevivência e recomeço da civilização.
Deixar comentário