Como organizar sua volta ao trabalho ou estudo em 10 passos simples

Como organizar sua volta ao trabalho ou estudo em 10 passos simples:

O período de férias acabaram, já estamos quase passando do carnaval. Agora é a hora de voltar para o trabalho ou estudo. Mas como fazer isso da melhor forma possível?

Depois de ficar 2 ou 3 semanas longe, voltar para o trabalho ou estudo pode ser um desafio – você está “enferrujado”, em outro estado de espírito. E as coisas não param aí: talvez você se depare com suas tarefas desorgaziadas e trabalho acumulado, deixado pelo seu substituto.

Veja também: Profissões que não existem mais: Você conhece essas?

Mas fique tranquilo, tudo é contornável. Continue lendo esse texto e siga esses 10 passos simples para organizar a sua volta ao trabalho ou estudo:

1 – Tenha consciência de suas obrigações e deveres.

Voltar ao trabalho sem saber o que precisará ser feito é um bom meio de ter um início frustrante e estressante. O desconhecido sempre gera ansiedade, e essa por si só leva ao estresse.

Um bom começo é reflexo de saber por onde começar quando voltar ao trabalho.

A segurança de saber o que se faz e como fazer é determinante para se sentir bem em voltar à sua ocupação, por mais que o tempo de ócio seja sempre bem-vindo também.

2 – Se mantenha ativo e disposto.

As segundas-feiras podem parecer tão inimigas quanto os últimos dias de férias e, de fato, nem sempre soam agradáveis. O pensamento positivo é um aliado fiel para qualquer tarefa.

O simples fato de dizer para si mesmo que voltar para o trabalho é um desafio superável, e que você é capaz de enfrenta-lo, é um bom jeito de acordar preparado e disposto para um novo dia de tarefas.

3 – Elabore um plano de volta ao trabalho.

Começar o primeiro dia de volta ao trabalho sem um rumo não vai lhe levar a um lugar de segurança.

Os seus primeiros passos vão determinar os seus passos seguintes, portanto, é bom começar com o pé direito.

Um pequeno roteiro mental pode ser de grande ajuda, estipular como você quer começar e terminar o dia são funções determinantes para o seu parâmetro de satisfação nas suas atividades diárias. O

plano pode ser completamente diferente do resultado final, mas o importante é estar disposto a seguir este plano e se sentir bem com isso.

4 – Tenha uma boa noite de sono.

Grande parte da agitação do primeiro dia de trabalho ou estudo se vai de uma noite mal aproveitada.

A preparação começa ao mentalizar que o dia seguinte será de atividades, e você depende dessas atividades. Assim que isso é assimilado, o último dia de ócio precisa ser um dia de adaptação entre corpo e mente.

Sem exageros ou excessos, é necessário entender que o corpo e a mente precisarão descansar mais para que estejam prontos para a ação.

Dormir mais cedo e evitar muitas informações ao cérebro como TV, computador e celular 1 hora antes de dormir pode conferir uma noite bem aproveitada e calma.

5 – Café da manhã dos campeões.

Não se trata de ovos com bacon ou panquecas com melado. O dia está apenas começando então o corpo precisa de nutrientes, carboidratos e proteínas. Não quer dizer que você precise de um banquete cinematográfico, mas, que você precisa se sentir satisfeito consumindo apenas o necessário.

Frutas, iogurtes, pães integrais, cereais, panquecas naturais, queijos, e até achocolatados com grande teor de cacau.

O equilíbrio entre os ingredientes é a chave da satisfação alimentícia. Se você preparar algo mais trabalhoso, não esqueça de preparar um dia antes para evitar imprevistos.

6 – Converse consigo mesmo.

Saber entender a si mesmo é uma tarefa bem difícil, contudo, é libertador. Conversar consigo mesmo sobre seus compromissos ao voltar ao trabalho é um jeito de entender como você se sente sobre essas funções.

Uma vez que você já sabe seu posicionamento, é muito mais fácil reconhecer o que você pode fazer para se sentir melhor com suas tarefas, ou até consigo mesmo.

É sempre bom obter o feedback de alguém mais; uma boa maneira de saber se o que você pensa sobre si faz sentido com o que veem de você.

7 – Saiba gerir o tempo.

Você não precisa prever todos os eventos do seu dia e todas as conexões dos dias de todas as pessoas. Mas você tem compromissos, então é seu dever se manter na agenda estipulada.

O preparo anterior aos eventos é de grande ajuda. Se você utilizar transporte público, esteja pronto sempre antes do horário e conheça as alternativas de transporte caso atrasos aconteçam.

Se tratando de tempo, é sempre bom ter um plano B, já que todo mundo depende de todo mundo, e nem todas as pessoas irão se preparar como você.

8 – Valorize o visual.

Grande parte de um bom dia está em se sentir tendo um dia bom e mostrar isso para as pessoas. Se você pode utilizar qualquer roupa na empresa, utilize algo que lhe deixe confortável e lhe mostre agradável aos seus colegas.

Não quer dizer que todo mundo deva andar de smoking por aí. Se sentir bem com uma roupa é mostrar às pessoas que você está bem, isso deixa o grande grupo ao redor numa sintonia semelhante.

O objetivo é que todo mundo saia bem dessa história e queira se sentir tão bem quanto você demonstrar estar.

9 – Converse com as pessoas.

O único meio que a sociedade realmente funciona, onde um indivíduo mantém uma conversa com outro. Ter amigos, fazer amigos, e até inimigos, tudo é extremamente funcional para a linguagem humana.

Voltar para o trabalho das férias e ter alguém para conversar sobre as viagens, os livros, filmes e experiências é ótimo para levantar o ânimo. Não é algo obrigatório, porém, faz as pessoas se sentirem mais próximas de você, criando um ambiente mais aconchegante.

10 – Seja Feliz.

Seja feliz com você mesmo e com o que você faz, independentemente da situação. Aceitar quem você é e entender seus gostos, por mais que peculiares, lhe trará muito conforto. Estar confortável consigo mesmo é ter segurança para qualquer ambiente e ser livre para escolher com base nos seus próprios limites.

E podemos incluir um décimo primeiro passo nessa lista: planeje a próxima viagem de férias. Se para você a viagem de férias é um dos melhores momentos do ano, você precisa ver essas 5 dicas para aproveitar ao máximo sua viagem de férias!

Autor do Texto: Guilherme Vieira

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário