5 superstições de azar que você não conhece a origem

5 Superstições de azar que você não conhece a origem

O mundo místico é cheio de superstições dos mais variados tipos e credos. Claramente, nem tudo se trata de sorte e felicidade para os supersticiosos. Você acredita em superstições de azar? Conhece a origem de todas elas?

Há muitas lendas que mencionam o azar e o mau agouro, talvez por isso existem tantos amuletos de proteção. Todos os anos comemoramos o reveillon cheios de superstições, vestindo cores e pulando ondas do mar. Mas nem todos acreditam na sorte e azar, e preferem levar uma vida dependendo apenas de sua própria capacidade.

Mas, para aqueles que acreditam, listamos aqui algumas superstições antigas que se imagina trazerem azar.

1 – Derrubar sal:

Antigamente o único meio de preservar alimentos era utilizando o sal. Contudo, o sal era extremamente caro já que sua extração era muito complexa para a época; então derrubar sal era prejuízo direto.

Popularmente isso se tornou um prelúdio de azar, já que atingiria diretamente o bolso.

Uma antiga superstição turca indica que as pessoas têm um pequeno anjo mal sob o ombro esquerdo, então devem jogar sal por cima do ombro para cegá-lo.

Se a pessoa derrubou o sal, não terá como cegar o pequeno chifrudo, então pode ser mais um reforço para essas superstições.

2 – Gatos pretos:

Como são seres de hábito noturno, a igreja rapidamente os associou às bruxas. Gatos dessa cor foram declarados inimigos da fé, e foram perseguidos assim como as bruxas pela igreja.

Atualmente, os gatos pretos são os menos adotados, e muitos são utilizados como modo de sacrifício por algumas seitas e religiões, o que na verdade não passa de uma história com um princípio errôneo que perdura até hoje e ninguém sabe o porquê.

Quer entender melhor sobre este e outros mitos sobre gatos? Continue lendo neste nosso texto, clique aqui.

3 – Passar por debaixo de escadas:

Essa crença tem inúmeras origens, uns dizem que antes de irem para forca, os condenados à morte passavam debaixo de uma escada no Reino Unido até chegar ao destino final.

O que se acredita realmente, é que uma escada aberta ou próxima de uma parede forma um triângulo, portanto, a Santíssima Trindade, e cruzar esse caminho seria como um desafio ao Todo Poderoso, um pecado. Essa versão católica também é aplicada como uma história aos egípcios, por conta da cultura envolvendo o triângulo que a escada formaria. Ou somente seja o risco de cair uma lata de tinta na sua cabeça.

4 – Quebrar espelhos:

A possível origem deste mito se remonta à Grécia antiga. O primeiro mito a levar em conta é o de Narciso, que se apaixonou pelo próprio reflexo e morreu em conta disso (certamente não indica sorte).

Outra questão a levar em conta, era a captromancia, que foi uma arte de adivinhação utilizando o reflexo da água e espelhos. Se o reflexo não fosse exato, poderia indicar muitos problemas para a pessoa.

A questão dos 7 anos de azar que todo mundo se refere foi uma contribuição dos romanos. Eles acreditavam que o ciclo de vida do ser humano se renovava em um período de 7 anos, portanto, o tempo exato para o azar ir embora.

5 – Guarda-chuva:

Todo mundo já ouviu que abrir um guarda-chuva em casa dá azar, o que ninguém imagina é porque isso daria azar.

Os guarda-chuvas se tornaram populares apenas no século 18, a famosa era vitoriana. Entretanto, o mecanismo era muito arcaico com muitas peças de metal.

Como esse mecanismo não era tão preciso, abri-lo perto de alguém poderia causar ferimentos, então criou-se a lenda de que abrir o guarda-chuva num local fechado causaria azar.

Você já ouviu falar que suas orelhas ficam quentes se alguém está falando mal de você pelas costas? Você acredita neste tipo de coisa? Leia o nosso texto e descubra por que as orelhas ficam vermelhas e quentes – independente de estarem falando mal ou não!

Autor do Texto: Guilherme Vieira

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário