Pra que servem aquelas bolas que ficam no fio de alta tensão?

Quantas vezes você já se perguntou sobre a finalidade daquelas bolas alaranjadas que ficam nos fios de alta tensão. Sua aparência é a de uma bola de basquete, não é mesmo? Pois bem, depois de anos você irá saber o porque delas existirem nos fios.

Essas bolas sinalizadoras são feitas de resina de poliéster e reforçadas com fibra de vidro. Elas foram projetadas para serem resistentes a granizo, chuva, sol ou qualquer outro efeito climático que possa causar danos. Possuem 60 cm de diâmetro, mais que o dobro de uma bola de basquete. Cada esfera pode chegar a pesar até 5 quilos.

Pra que servem aquelas bolas que ficam no fio de alta tensaoSegundo a Companhia Paranaense de Energia, Copel, as bolas alaranjadas que são instaladas nas redes de alta tensão são esferas de fibra de vidro são indicadas para avisarem aos pilotos de aviões da existência de fios naquela região ou área, então, é mais como um sinalizador.

 

“A instalação é obrigatória e está prevista nas normas do setor elétrico nacional, a fim de evitar acidentes com aviões e helicópteros”, afirma a companhia.

E porque logo a cor laranja? A cor alaranjada é uma cor chamativa, sendo assim, facilita a visualização e identificação do risco a uma longa distância.

Raios

Além de serem colocadas nas torres de alta tensão para facilitar a visualização dos cabos por pilotos de aviões e helicópteros. Essas bolas, que são tecnicamente chamadas de esferas servem para atrair os raios.

Dessa maneira, as esferas evitam que eles possam atingir os fios e os transfere pelo cabo de uma esfera para a outra, até que a corrente elétrica chegue à estrutura metálica das torres, e atinja o solo. Assim, elas evitam que o raio parta os cabos e os atire sobre as estradas, o que poderia provocar graves acidentes.

É importante lembrar que as bolsas são colocadas nos cabos de aço entre as torres e não nos fios de alta tensão, como costumamos imaginar. Por isso é possível o efeito “para-raio”.

Os para-raios convencionais, por outro lado, não são muito viáveis às torres, o que não acaba sendo um grande problema, já que as esferas laranjas são eficientes.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro