Por que não pode fazer xixi na piscina?

Existem diversos problemas de saúde relacionados ao uso de piscinas, que aparecem quando o tratamento da água não é feito de maneira correta, os mais comuns são: pé de atleta, dermatites, micoses, conjuntivites, hepatite e inflamações nos ouvidos, nariz e olhos.

Piscina da Roma Antiga

Historicamente, as piscinas e banhos públicos foram grandes responsáveis pela contaminação de grande parte da população das grandes cidades da Roma Antiga com altos níveis de chumbo, proveniente da encanação dessa época. De acordo com a teoria de que o envenenamento por chumbo esteve intimamente ligado com a queda do império romano, as piscinas seriam uma das principais causas desse evento, contribuindo importantemente para que a população em geral se contaminasse com o metal pesado.

piscina

O hábito mais comum e que também acarreta doenças, é o ato de fazer xixi na piscina, além de ser uma enorme falta de educação, é bem nojento. A urina interage com o cloro e cria aquele cheirinho característico das piscinas. É o fruto dessa interação que faz com que os olhos fiquem ardendo depois de você praticar um esporte aquático ou se divertir em uma piscina.

Para eliminar os micro-organismos que prejudicam à nossa saúde, a piscina é tratada quimicamente, principalmente com o cloro, essa mistura da ureia com o cloro acabam formando o tricloreto de nitrogênio, conhecido como tricloramina, que é um composto químico com a fórmula NCl3. Este líquido amarelo, oleoso, com odor pungente, é mais comumente encontrado como um subproduto das reações químicas entre derivados de amônia e cloro que deixa na piscina aquele cheirinho característico que todo mundo conhece.

Quando nossos olhos ardem e ficam vermelho, é o efeito da tricloramina reagindo no organismo. Então, essa é uma forma de você saber se tinha ou não xixi naquela piscina em que você estava brincando. Porém, raramente você conseguirá sair da piscina sem estar com os olhos vermelhos e irritados, pois, segundo os pesquisadores da Sociedade Química Americana, existem entre 30 a 80 mililitros de urina por pessoa em cada piscina. Resumindo, praticamente inevitável.

FONTE: Wikipédia
ASSINE NOSSA NEWSLETTER