O que seria de nós se um dia a terra parasse de girar?

A rotação da Terra é um fator essencial para a vida de uma forma geral. Caso o planeta viesse a parar, o fenômeno influenciaria inicialmente no sistema climático.

Dias e noites

O primeiro fenômeno que ocorreria seria alteração nos dias e noites, pois eles são controlados pelas voltas da Terra em torno do Sol. Como uma área do planeta fica constantemente virada para o Sol e exposta a altas temperaturas, e a outra parte ficaria totalmente escura, com a possibilidade de baixas temperaturas, então teríamos longos períodos de escuridão e de manhãs.

escuridao-na-terra

Não seria possível garantir a sobrevivência das espécies, pois os ecossistemas existentes nos continentes são muito diferentes dos presentes nos polos. O planeta veria o fim de todos os seres vivos pelo excesso de calor ou de frio.

Seria então a extinção da raça humana?

Com essa “freada brusca”, a terra sairia de uma velocidade de aproximadamente 900 km/h para zero, o que provavelmente faria com que as grandes e pequenas construções pelo mundo inteiro caíssem em razão de uma espécie de terremoto, poderia também fazer com que as geleiras se desprendessem.

maremoto

De acordo com estudos realizados pela NASA, as pessoas, os animais, vegetais e algas que vivem nos polos do planeta seriam “poupadas pelo apocalipse”, pois para elas os dias continuariam sendo iguais, mas se por acaso essas pessoas tentassem migrar para os polos, com certeza os ecossistemas seriam desequilibrados, o que causaria ainda mais problemas para o planeta.

Isso pode já estar ocorrendo?

Existem algumas teorias que indicam algumas influências das marés na desaceleração da rotação da Terra. De acordo com físicos do Instituto Newton de Ciências, dos EUA, a cada 100 anos a Terra vai perdendo velocidade, sendo o bastante para que os dias fiquem cada vez mais longos, precisamente meio segundo.

O que aconteceria com a Terra se os Humanos fossem extintos?

Isso significa que, até os dias ficarem uma hora mais longos, será necessário que a Terra passe por mais 120 mil anos. Mas, esse processo já está ocorrendo, porém de uma forma bem lenta.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro