As 10 curiosidades sobre o famoso faraó Tutancâmon

Tutancâmon ou Tutancámon, foi um faraó do Antigo Egito que faleceu ainda na adolescência. Ele era filho e genro de Aquenáton (o faraó que instituiu o culto de Aton, o deus Sol) e filho de Kiya, uma esposa secundária de seu pai.

Devido ao fato de ter falecido tão novo, o seu túmulo não foi tão suntuoso quanto o de outros faraós, mas mesmo assim é o que mais fascina a imaginação moderna pois foi uma das raras sepulturas reais encontradas quase intacta. Ao ser aberta, em 1922, ela ainda continha peças de ouro, tecidos, mobília, armas e textos sagrados que revelam muito sobre o Egito de 3 400 anos atrás.Veja as curiosidades sobre a vida e trajetória de Tutancâmon.

1. Tutancâmon

Em 1922 o seu túmulo foi descoberto, o qual deu início a sua fama, pois foi encontrado intacto e ornado com diversos objetos que ajudaram os especialistas a explicar o Egito de 3.400 anos antes. Tutancâmon foi o renomado soberano do Antigo Egito e na verdade teve um reinado bem discreto.

2. Entre irmãos

Tutancâmon acabou se casando quando ainda era uma criança com sua meia-irmã Anchesenamon aos 8 anos de idade. Anchesenamon era três anos mais velha.

3. Faraó criança

Ele assumiu o trono e se tornou faraó quando tinha apenas nove anos de idade, mas morreu precocemente com apenas 19 anos, em 1324 a.C.

4. Mistério

Até hoje não se tem certeza das causas de sua morte, alguns dizem que foi devido a uma tuberculose, outros já acreditam que ele tenha contraido a malária, são várias as hipóteses de sua morte, até de assassinato foi considerada pelos historiadores.

5. Às pressas

Em relação a outros túmulos, o de Tutancâmon era pequeno e simples, pois ninguém imaginava que ele fosse falecer tão cedo, então suaa tumba ainda não estava pronta.

6. Tutores

Como Tutancâmon era muito criança quando assumiu o trono, ele foi guiado por dois governantes no Egito, que foram Aye e Horemheb e que posteriormente teriam se tornado faraós.

7. Amon Rá

Quando chegou aos quatro anos em seu reinado, o rei mudou o seu nome de Tutancaton para Tutancâmon, onde significava imagem viva de do Deus Amon.

8. Morte de Tutancâmon

Conforme notícias divulgadas pela Agence France-Presse em 16 de fevereiro de 2010, Tutancâmon teria morrido, na verdade, devido à malária combinada com uma infecção óssea, segundo o estudo divulgado. Para outro autor o faraó Tut teria passado por severo episódio de malária antes de assumir o trono, mas teria morrido assassinado por Aye com um golpe na porção posterior do crânio.

9. Cabeça

Tomografias realizadas na múmia de Tutancâmon demonstraram que ele tinha a parte posterior do crânio estranhamente alongada e o queixo retraído.

10. Maldição do faraó

A abertura do túmulo de Tutancâmon, nos anos 1920, gerou a lenda de uma maldição que teria sido lançada pelo faraó contra quem perturbasse seu descanso eterno. Acontecimentos estranhos foram relacionados à maldição: a morte do patrocinador da expedição que descobriu a tumba, uma pane elétrica no mesmo momento da morte do mecenas, a morte do cão do mecenas simultaneamente em Londres e as mortes do médico que fez as primeiras radiografias da múmia e de outros visitantes do túmulo.

FONTE: Bol Uol
VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: