Você se lembra do bebê da capa do “Nirvana”?

Quem não conhece a famosa foto do álbum de Nevermind do Nirvana? Aquele em que tem um bebê nu mergulhando em uma piscina.

Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda grunge estadunidense Nirvana, lançado em 24 de setembro de 1991. Produzido por Butch Vig, foi o primeiro álbum lançado pela DGC Records. As lojas de discos dos EUA receberam um carregamento inicial de 46.251 cópias, enquanto 35.000 cópias foram enviadas para o Reino Unido, onde Bleach tinha sido bem sucedido.

Apesar da baixa expectativa de vendas por parte da banda e da gravadora, Nevermind se tornou um supreendente sucesso ao final de 1991, o álbum vendeu mais de 31 milhões de cópias no mundo. Nevermind foi parte responsável por trazer tanto o rock alternativo quanto o grunge para o grande público, e foi classificado entre os maiores álbuns de todos os tempos por revistas como Rolling Stone e Time.

Bebê mergulhador

O bebê hoje está com 25 anos de idade e seu nome é Spencer Elden. Mas, o que será que significa a imagem desse álbum? Bom, alguns acreditam que o bebê poderia ser visto na época apenas como um símbolo em um contexto. A piscina representaria o útero da mulher, com a calmaria da água da piscina, o bilhete seria uma forma de protestar em relação ao excesso de consumismo mundial, mostrando a corrida devastadora do ser humano pelo dinheiro. Porém, são somente especulações.

Spencer Elden, foi encontrado em 2011 para reconstruir a imagem que fez um imenso sucesso em 1991. Veja o resultado.

Tragédia

Após uma parada da turnê com um show no Aeroporto de Munique-Riem, na Alemanha, em 1 de março de 1994, Cobain foi diagnosticado com bronquite e laringite, mas no dia seguinte foi se tratar em Roma. Na manhã seguinte, quando Love acorda, percebe que Cobain teve uma overdose de uma combinação de champanhe e Rohypnol. Cobain foi, imediatamente, levado para o hospital, e passou o resto do dia inconsciente. Mas, sobreviveu a uma possível tentativa de suicídio.

Na época, Love afirmava que essa teria sido sua primeira tentativa de suicídio, mas que ele tinha tendências suicidas. Mais de um mês depois, em 8 de abril de 1994, o corpo de Cobain foi descoberto em sua casa no bairro de Denny-Blaine, em Seattle, por um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança.

Na época, o eletricista disse não ter visto qualquer sinal visível de trauma e, inicialmente, acreditava que Cobain estava dormindo até que viu a arma, uma espingarda Remington apontada para o queixo.

Uma nota de suicídio foi encontrada, dirigida ao amigo imaginário de infância de Cobain, chamado “Boddah”, que dizia, em parte:

“Eu não tenho sentido a excitação de ouvir nem de criar música, ou de realmente escrever… já há muitos anos”.

Na autópsia realizada, foi encontrado uma alta concentração de heroína e vestígios de Valium em seu corpo. O legista estimou que Cobain teria morrido em 5 de abril de 1994.

FONTE (S): Wikipédia / The Vibe

 

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário