Por diversas vezes você já deve ter passado por ruas em que logo que o cão te avista começa a latir do nada, mesmo você não tendo feito nada. Ele normalmente só nos ameaça com o latido, raras as vezes em que ele pretende te atacar, porém, tem pessoas que passam por ele e o animal simplesmente ignora a pessoa, pois o foco do latido é você. Mas porque será que isso acontece? Enfim, o que leva um cão a latir ou não para uma determinada pessoa?
O ato de latir é um dos recursos que o animal utiliza para se comunicar e expressar suas intenções, além de também servir como um mecanismo de defesa, para distanciar possíveis conflitos e intrusos. Pode ser um aviso ou apenas um sinal de alerta, perante algo que o animal considera como uma ameaça.
Gestos corporais
Os cães tem a sensibilidade de interpretar os gestos corporais dos seres humanos de maneiras diferentes, dependendo do contexto e das experiências vividas pelo animal. Sua forma de caminhar, ou até mesmo de apenas balançar os braços ou os ombros ao andar pode levar o animal a crer que você é uma possível ameaça, sendo assim, levando-o latir.
Um cão tímido ou medroso pode sentir medo na presença de pessoas que normalmente gesticulam demais, ou que falam muito alto. Já outros animais latem só porque a pessoa está usando chapéu e guarda-chuva. Além disso, olhar diretamente nos olhos do cachorro ou tocar o corpo do seu dono podem sugerir um possível confronto com o animal, onde ele possivelmente iniciará o latido.
De acordo com especialistas, eles afirmam que se o cão está na guia, ou amarrado e preso ele tende a latir mais, mas se está descontraído, ele poderá reagir menos. Mas, segundo dicas que sempre escutamos ao longos dos anos sobre como se safar de um possível ataque de um cão, o ideal é jamais tentar enfrentar o animal, se possível não olhar diretamente nos olhos dele e não apresentar medo, pois o cão sente o cheiro de quando a pessoa está amedrontada.
Deixar comentário