Coulrofobia é um termo utilizado pela psiquiatria para denominar uma pessoa que têm medo de palhaços. Essa fobia é comum entre crianças, e às vezes também ocorre com adolescentes e adultos.
Normalmente, a fobia surge devido à experiências traumáticas onde a pessoa em algum momento de sua vida tenha se sentido ameaçada por algum palhaço. Por vezes, cura-se no decorrer do crescimento da criança.
As pessoas que sofrem de coulrofobia, têm ataques de pânico, perda de fôlego, choros e gritos, arritmia cardíaca, suor em excesso, náuseas e irritação por ter sido colocado em uma situação em que os palhaços estão presentes.
Os psicólogos também acreditam que, o medo de palhaços poderia ser profundamente enraizado na infância, principalmente porque as crianças com idade inferior a 4 anos são altamente reativas a rostos desconhecidos.
Na verdade, palhaços e bobos da corte existiram durante milhares de anos. Os imperadores e reis no Egito, China e Europa permitiam que somente seus bobos da corte pudessem ridicularizar os palhaços. Era uma posição muito importante no reino.
Existem vários filmes de terror que expressam o medo de palhaço, sendo que os mais conhecidos são baseados no livro de Stephen King e Palhaços Assassinos do Espaço Sideral, It – Uma Obra-Prima do Medo.
Johnny Depp tem medo de palhaços
Apesar de ter feito vários filmes em que seu personagem utilizava pesadas maquiagens e visual diferente, Johnny Depp declarou que sofre de coulrofobia. Algumas fontes revelam que o famoso ator teria proibido sua mulher de assistir a série “American Horror Story – Freak Show”, nessa temporada uma trupe circense acaba de chegar à cidade, então a história se passa toda praticamente no circo.
Tratamento para perder medo de palhaços
O tratamento para a fobia de medo de palhaços é o mesmo que para outras fobias, em que ´necessário de entrar gradualmente em contato com o objeto de seu medo de modo que se tenha uma resposta mais controlada a esse objeto. Uma técnica bastante usada é a dessensibilização gradual ou sistemática feita com a ajuda de um terapeuta treinado.
Deixar comentário