Você sabe o que é a misofonia?

Você sabe o que é a misofonia?

Muitas pessoas tem mas não imaginam que tenham essa sensibilidade. Supomos que você está tranquilamente andando pelas ruas movimentadas, ouvindo os sons habituais do dia a dia, como de buzinas, músicas, assovios, pessoas conversando, enfim, coisas normais do cotidiano. Essa situação é super convencional e não nos incomoda em nada essa poluição sonora, porém para muitos esse barulho são praticamente insuportáveis e acabam causando um grande mal estar, além de raiva, pânico e muita irritabilidade.

Misofonia

Esse transtorno é conhecido como Misofonia ou Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som é uma extrema sensibilidade a sons. É um transtorno psiquiátrico que envolve a falta de tolerância aos sons produzidos no dia a dia pelo corpo de outras pessoas, tais como comer, engolir, tossir, mastigar, ou por sons produzidos pelo uso de certos objetos, como giz, cliques de mouse, buzina, sons tomando sopa, sendo assim, acabam desencadeando uma ansiedade e um comportamento agressivo no paciente. Está associada ao transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo e de acordo com alguns estudos pode ser causado por experiências negativas associadas a sons específicos.

As pessoas que tem esse transtorno podem facilmente se irritar com pequenos sons, como uma pessoa mascando chiclete ou até mesmo com o barulho de uma torneira pingando.

Classificação da Misofonia

Ao todo a doença possuí 11 níveis de estágio. Se tratada ela pode levar a pessoa a ter uma vida totalmente normal, caso contrário pode causar sérios problemas na vida das pessoas, levando até a um isolamento social. Os portadores de Misofonia muitas vezes são apontados como histéricos e violentos.

Esse transtorno é estudado desde 1990 e até hoje conseguiu-se encontrar vários tipos de tratamento. Entre os tratamentos existentes, tem a terapia de retreinamento de tinnitus e a terapia cognitiva-condicional.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário