Ao ver as tartarugas, logo pensamos para que serve o casco delas. Aparentemente, pode-se acreditar que aquela dura carapaça serve para protegê-la, certo? Não necessariamente. Mas por dedução e pela estrutura, foi o que chegamos a acreditar durante muito tempo. Então, agora você irá conhecer a verdadeira função dos cascos das tartarugas.
Nas tartarugas, a carapaça é óssea, e na maioria das espécies coberta de escamas de queratina (o mesmo material que forma as unhas e cabelos dos mamíferos) e cobre todo o corpo, tendo aberturas para a cabeça e membros; apenas as tartarugas de carapaça mole não têm esta constituição.
Estudos realizados por paleontólogos
Foi confirmado que os cascos da tartarugas não tem nada haver com a proteção delas e sim serve apenas como uma adaptação para facilitar a escavação subterrânea e ajudar na entrada e saída desses buracos, conforme estudos realizados por um grupo de pesquisadores, paleontólogos, do Denver Museum of Nature, Estados Unidos.
Para chegar a essa conclusão, foram feitas pesquisas com vários exemplares de fósseis de mais de 260 milhões de anos de idade.
A pesquisa foi publicada na revista Current Biology, pelo paleontólogo Tyler Lyson, e que obteve ajuda de outros cientistas para esse estudo. A revista chama-se “Fossorial Origin of the Turtle Shell”, traduzindo, ficaria “Origem fóssil do casco da tartaruga”.
Com o passar dos milhares de anos, acredita-se que com a evolução da terra e do planeta, as tartarugas tenham iniciado a vida em ambientes aquáticos e para conseguir se adaptar a esse novo ambiente, teria começado a evoluir para melhor favorecer ao novo ambiente, consequentemente, sua estrutura também entrou em processo de modificação, como o casco, que começou a ter outra forma.
Deixar comentário