O Deserto do Saara ou Deserto do Sara, é popularmente conhecido como o maior e o mais quente deserto do mundo. Oficialmente, é o segundo maior deserto da Terra, logo após a Antártida, pois esta última também é um deserto.
Mas, em 18 de fevereiro de 1979, ocorreu pela primeira vez uma queda de neve em vários locais no sul da Argélia, incluindo uma tempestade de neve de meia hora que parou o tráfego na cidade de Ghardaia, uma pequena cidade de cerca de 100 mil habitantes, de acordo com o senso de 2008.
Esse evento raríssimo foi noticiado em jornais de todo o mundo como a “Neve no Saara, pela primeira vez na memória viva”. Mas, a neve foi embora em questão de horas.
O evento voltou a ocorrer
Incrivelmente após 37 anos do primeiro ocorrido já registrado, a tradicional areia vermelha do Deserto do Saara, no norte da África, ficou novamente esbranquiçada.
O fotógrafo amador Karim Bouchetata registrou o momento em que a neve havia tomado conta da paisagem desértica de Ain Sefra, na Argélia.
Karim disse ao jornal britânico, The Telegraph que as pessoas ficaram abismadas ao verem a neve caindo no deserto, pois é um acontecimento muito raro— Todos ficaram atordoados ao ver a neve caindo no deserto.
Na primeira vez que ocorreu esse fenômeno, foi um evento de curta duração, apenas uma hora, nesse caso registrado em 2016 a neve ficou aparente por, pelo menos, 24 horas.
Deixar comentário