Veja porque o gago não gagueja quando canta

A gagueira é um distúrbio do ritmo da fala. No desenvolvimento inicial da criança, existe uma necessidade  de definição de lateralidade, mas nem todas as crianças conseguem realizar esta separação. Algumas se tornam canhotas auditivas, pois utilizam preferencialmente seu ouvido esquerdo na escuta das mensagens e conseqüentemente se ouvem também com o ouvido esquerdo. Estas crianças crescem com uma indefinição de lateralidade que lhes acompanha durante toda a vida.

O fato de cantar envolve duas ações que contribuem para enganar a gagueira. A primeira é que quem sofre de gagueira não precisa pensar muito para interpretar uma música. Basta apenas decorar a letra da música e soltar a voz. Isso acaba fazendo com que o problema da gagueira seja inibido, uma vez que, ela costuma surgir mais na hora de fornecer informações novas ou de emitir um juízo de valor.

Portanto, a gagueira não some apenas com a música, mas também quando a pessoa fala algo que já treinou antes ou dá uma resposta bem conhecida, citando os dias da semana ou os meses do ano.

gagueira

O outro fator é o de que quando cantamos, utilizamos mais o lado direito do nosso cérebro, que é onde se concentram nossas habilidades artísticas, enquanto que a fala está mais ligada a outra metade, o lado esquerdo do cérebro. Portanto, a ajuda do lado direito diminui as falhas que geram a gagueira.

“Essas falhas acontecem por causa de problemas no sistema auditivo e por uma falta de sincronia no sistema nervoso, que faz com que a pessoa deseje falar uma coisa, mas acabe não conseguindo”.

De acordo com a escritora e fonoaudióloga Ana Maria Alvarez, “no gago, é como se todos os sons viessem na ponta da língua ao mesmo tempo e a pessoa não conseguisse escolher um só”. Os ritmos sonoros ainda podem ser usados como recursos terapêuticos para que aos poucos, a fala se transforme em uma ato automático.

Tratamento

A gagueira tem tratamento, fonoaudiologia e algumas especialidades médicas, por exemplo, dispõem de técnicas e procedimentos específicos para tratar a gagueira, consulte um especialista na área. 

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário