O vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes que escapam para a superfície. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, no qual interferem no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Normalmente, os vulcões apresentam formato cônico e montanhoso.
A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como os outros eventos naturais, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados.
Na Terra, os vulcões tendem a se formar das margens das placas tectônicas. Existem exceções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de pontos quentes, também conhecidas como “hot spots”, que são locais aonde o manto superior atinge intensas temperaturas.
Os vulcões tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicam o turismo, interrompem o tráfego aéreo e consomem a renda pública e privada em reconstruções.
Os solos nos arredores de vulcões formados de lava arrefecida, tendem a ser bastante férteis para a agricultura.
É estimado que cerca de 10.000 vulcões entraram em atividade nos últimos 2 milhões de anos. Atualmente cerca de 500 ainda possuem algum tipo de atividade, considerados vulcões ativos, dos quais 20 deles são os mais ativos.
Deixar comentário