Veja como funciona a prisão de segurança máxima

O modelo de presídio de segurança máxima acompanha o mesmo layout e regras dos presídios americanos conhecidos como Supermax, onde sua principal regra é manter os presos isolados em celas individuais e à prova de fugas.

No Brasil

As penitenciárias federais do Brasil de segurança máxima tem a capacidade para 208 presos, apresentam o que há de mais moderno no sistema de vigilância em presídios, como equipamentos que identificam drogas e explosivos nas roupas dos visitantes, detectores de metais, câmeras escondidas, sensores de presença, entre outras tecnologias.

O regime adotado é de total confinamento, os presos ficam em celas individuais e passam a ser monitorados 24 horas por dia, por um circuito de câmeras em tempo real, pois na máxima só abrigam presos que apresentam algum tipo de risco para a segurança e a ordem, como terroristas, estupradores, assassinos em série, dentre outros.

Agentes penitenciários federais

Eles passam por uma rigorosa seleção através de concurso público, com capacitação teórica e prática na Academia Nacional de Polícia em Brasília, antes de serem escolhidos para os seus respectivos locais de trabalho, nos presídios federais. O Governo Federal é responsável pelo treinamento, remuneração e a concessão de equipamentos aos agentes.

A direção dos estabelecimentos penitenciários federais tem sido assumida por delegados federais, sem experiência prévia em administração prisional, o que gera dúvidas sobre a qualificação dos delegados para gerir as unidades federais.

Sistema anti fuga

Para evitar possíveis fugas, os pisos e as paredes foram construídas para as paredes e pisos foram feitos para resistir impactos de até 300 kg, além de garantir a segurança dentro do presídio, fora também foram tomados algumas medidas, como cabos de aço em todo o pátio para evitar resgates por helicóptero.

Como são os banhos de sol

Os banhos de sol dos presos ocorre em um pátio de 500 m² cercado por muros de 7,10 m² e tapado em cima com telas e grades. Por vez, apenas 13 presos saem, o que é o número máximo de presos de cada ala.

Visitas a cada 15 dias

Apenas parentes e amigos podem visitar os presos, uma vez que estejam cadastrado no sistema da penitenciária e que tenham sua vida totalmente investigada. Visita íntima, somente para a companheira que possuí cadastro. O encontro ocorre a cada 15 dias, com duração de apenas uma hora.

O parlatório

O parlatório é um compartimento em que os internos conversam com os visitantes e também com seus advogados. Mas são isolados por um vidro blindado e conversam através do interfone.

As celas

As celas são bastante amplas, além de terem 7,14 m², também possuem chuveiro, mesa, cama, vaso sanitário e pia. Os presos ficam 2 horas por dia no pátio para o banho de sol e as demais 22 horas dentro de suas celas.

Sistema de segurança

O agentes de segurança e vigilância que ficam nas torres, possuem armas, coletes e capacetes a prova de bala, das armas mais simples até as mais potentes, como os fuzis. Existem mais de 200 câmeras de vigilância, espalhadas por todo o presídio, exceto no interior das celas.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário