1. Aumenta o risco de depressão
Foi feito um estudo em 2014 com gêmeos adultos, em que foi descoberto que quem dorme muitas horas, no geral mais de 9 horas, tem a propensão de ter sintomas depressivos. Os especialistas afirmam que o ideal seria entre 7 a 8 horas por dia.
2. Pode debilitar o cérebro
Uma equipe de cientistas realizou uma pesquisa em 2012, em que foi descoberto que as mulheres idosas com falta ou excesso de sono viam a sua capacidade cerebral deteriorar-se num espaço de apenas 6 anos. De acordo com esses especialistas, os cérebros das mulheres que dormem mais de 9 horas ou menos de 5 registraram alterações correspondentes a um envelhecimento de 2 anos.
3. Pode dificultar uma gravidez
Foi feito um estudo dos hábito de sono de mais de 650 mulheres submetidas a fertilização in vitro. Os cientistas coreanos chegaram a conclusão de que as taxas de gravidez mais elevadas foram registadas entre as mulheres que dormiam de 7 a 8 horas por dia e as mais baixas entre 9 e 11 horas.
Em 2013 o endocrinologista Evan Rosenbluth afirmou que os hábitos de sono podem alterar os ritmos circadianos, a produção de hormônios e os ciclos menstruais, reforçando que não foi possível estabelecer uma causalidade clara no caso dos tratamentos para a infertilidade.
4. Pode ocasionar o aumento do risco de diabetes
De acordo com estudos realizados em Quebec, foi concluído que quem dorme mais de 8 horas por dia tem o dobro das probabilidades de desenvolver diabetes tipo 2, ao longo de um período de 6 anos, em comparação com que dorme entre 7 e 8 horas, mesmo tendo em consideração as diferenças de massa corporal.
5. Pode levar ao aumento de peso
O mesmo grupo de investigadores analisou também o peso e o aumento de gordura entre os participantes, no mesmo período de 6 anos, e chegou à conclusão de que os que dormiam demais ou de menos ganhavam mais peso do que os que dormiam as recomendadas 7 a 8 horas por noite.
Os que dormiam 9 a 10 horas tinham 25% mais probabilidade de aumentar cinco quilos nesses 6 anos, mesmo com uma alimentação controlada e atividade física.
6. Pode danificar o coração
Depois de analisar os dados de mais de 3 mil pessoas em 2012, os cientistas dos Estados Unidos realizaram um estudo em que descobriram ter realmente uma relação nas horas dormidas. Quem dorme de 8 ou mais horas tem um maior risco de ter problemas cardíacos, risco de angina e 1.1 vezes mais o risco de doença das artérias coronárias.
7. Pode aumentar o risco de morte prematura
Um grupo de pesquisadores realizaram uma análise de 16 estudos diferentes em mais de 1,4 milhões de participantes, no qual concluíram que há um risco de morte prematura, por diversas causas, aumentando a probabilidade nos casos de quem dorme mais de 8 horas por dia.
O gráfico abaixo apresentado indica que 8 horas de sono, num adulto em idade ativa, é o ideal para não acordar cansado. Alguns estudos apontam que 7 horas e meia de sono seriam suficientes para prevenção de diversas doenças e até ideais em muitos adultos em idade ativa.
E aí pessoal, para aqueles que gostam de dormir praticamente 12 horas por dia, eis alguns motivos para faze-lo repensar sobre o hábito de muitas horas dormidas.
Deixar comentário