Os esquilos pertencem a uma grande família de mamíferos roedores de pequeno e médio porte conhecida como Sciuridae. No Brasil, são também conhecidos como serelepe, caxinguelê, caxinxe, quatimirim, quatipuru, agutipuru ou acutipuru. Na Galiza e algumas zonas de Portugal também é conhecido por esquio.
Os esquilos vivem em praticamente quase todo o mundo, porém, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Possui presas fortíssimas, como todos os roedores, com que roem sementes com facilidade, principalmente bolotas.
As sementes são as principais fontes de alimentação, mas também se alimentam de insetos e frutas. Quando coletam alimentos, enterram algumas sementes que encontram, sendo que algumas chegam a germinar, como pinhões e coquinhos, acabando por plantar árvores como araucária e jerivá.
Durante a gestação, os pais preparam o ninho para receber os filhotes, que variam de 3 a 10 por ninhada. Quando adulto, as maiores espécies da família chegam a medir cerca de 53 a 73 centímetros de comprimento, incluindo sua cauda.
Fora isso, vejamos mais algumas curiosidades sobre essa incrível espécie.
- Dizem que os esquilos conseguem prever grandes tempestades.
- Os filhotes de esquilo nascem cegos e começam a enxergar somente no nono dia de nascimento.
- Sua cor altera de espécie para espécie, e muda conforme o clima e as estações do ano.
- No inverno o pêlo é acastanhado com reflexos ruivos,misturado de cinzento no dorso ou na cabeça. A barriga é branca.
- Possuem uma audição e olfato muito aguçados.
- Eles vivem geralmente em florestas, e são extremamente ligeiros, pois conseguem salta de ramo em ramo de árvores com muita facilidade. É também conhecido por ser um mamífero esperto. É um animal muito comum na Europa, embora viva também em outros continentes.
- Como nos desenhos ele se alimenta de frutos, preferindo nozes e pinhões, pois quando a comida é de muita ele guarda em buracos das árvores sob as pedras ou em buracos que ele mesmo escava. Esses alimentos são guardados para quando o alimento é raro e ele possa se alimentar, principalmente no Inverno.
- Durante o tempo quente e durante o dia ele só dorme, e só sai da toca de madrugada ou ao entardecer.
- Eles sentem quando as mudanças de tempo estão para ocorrer, pois ficam muito inquieto e emitem um assobio característico só quando estão agitados.
- Reproduz-se duas vezes por ano, a primeira em Março e a segunda em Junho, pode ter na primeira ninhada 2 á 7 filhotinhos e na segunda menos filhotinhos.
- A fêmea cuida dos filhotinhos com muito cuidado amor e carinho. Pra construírem os seus ninhos usam os mesmos materiais do que as aves, sendo seu interior cheio de musgos.
- Os seus predadores ou seja animais que os comem são raposas, aves de rapina as martas. Às duas primeiras escapa bem facilmente, escondendo-se em buracos onde aqueles não podem entrar.
- Mas às martas são difíceis de escapar por serem muito rápidas, trepando com igual facilidade as árvores.
Deixar comentário