Bom, ninguém até hoje foi específico em relação ao banho depois das refeições, porém durante sua digestão a circulação sanguínea na região do aparelho digestivo é mais intensa, visando absorver os nutrientes do bolo alimentar ou seja, nosso organismo está fazendo um devido esforço para a boa digestão.
Já no caso do banho de piscina esse mesmo sangue que está cumprindo a função vai para o tecido epitelial para manter o corpo aquecido. É o mesmo efeito de correr ou praticar outro exercício físico que aumenta os batimentos cardíacos depois de comer, por isso temos a famosa congestão.
Mas vamos ao que interessa. Faz mal ou não?
Não, não faz mal, porém toda regra tem a sua exceção, para um simples banho isso é apenas um mito, mas pela regra deve ser considerado apenas os casos de banho de chuveiro, caso seja de praia ou mesmo de piscina o caso é diferente e deve ser tratado com outros cuidados.
O que não é recomendado é exercício físico mais puxado, exemplo, corrida, surfar , nadar ou até mesmo o sexo, pois isso desvia o sangue do estômago para os músculos que estão trabalhando. Após as refeições, boa parte do seu sangue vai para o estômago e o intestino a fim de realizar uma digestão adequada.
Ao praticar esportes depois de comer, a pessoa fica com dificuldades na digestão e acaba passando mal (enjôo, suor frio e tontura). Tomar banhos longos e quentes dilata os vasos sanguíneos da pele e também acaba desviando o sangue do estômago.
O mais comum que se ouve é o choque térmico, que é quando a pessoa emerge o corpo quente embaixo da água fria, aí os riscos de se ter um choque térmico que poderá levar a morte.
Pois bem, é sempre bom prevenir do que remediar nesses casos.
Deixar comentário