O ato de dormir sempre acreditamos desde pequenos que viria do ser humano, dos animais e talvez dos insetos, mas e os peixes, será que eles também dormem? Fechar os olhos, relaxar e deixar o corpo descansar em algum lugar pode ser realizado por eles também? Bom, é o que iremos descobrir nesse artigo.
O que se sabe é que todo ser vivo passa por um período de inatividade metabólica, necessária para reorganizar seus sistemas, logo, os insetos e peixes dormem.
Eles dormem?
O peixe como todo ser vivo, também gasta bastante energia enquanto está nadando, praticamente sem pausa e por isso necessitam descansar para recuperar essa energia gasta, porém, eles não pegam no sono como nós, simplesmente o sono dos peixes é diferente, tendo como característica a redução de seus movimentos vitais durante certo período do dia.
O período de descanso deles constitui em um aparente estado de imobilidade, em que os peixes mantêm o equilíbrio por meio de movimentos mais lentos. Mesmo durante esse período eles forçam a passagem de oxigênio em suas brânquias com o abrir e o fechar das bocas. Assim, eles permanecem respirando enquanto estão “cochilando”. Durante o descanso, eles permanecem em constante alerta e percebem se há algum perigo ao seu redor.
Espécies específicas
Algumas espécies de peixes optam por descansar durante a noite ou quando a temperatura da água está baixa. Outros repousam durante durante o dia sem nenhum impedimento. Algumas espécies escolhem “se deitar” no fundo do mar ou no rio, enquanto os peixes menores acham por bem se esconderem em buracos para não serem comidos enquanto descansam. Sabe-se que se os peixes não repousassem provavelmente morreriam de fadiga.
Até o tubarão, conhecido como um nadador incessante também tem seus períodos de repouso. Como os peixes não possuem pálpebras, permanecem durante seu descanso com os olhos bem abertos como se estivessem em plena atividade.
Deixar comentário