As corujas são aves denominadas como estrigiformes, das famílias dos titonídeos e estrigídeos. São conhecidas também como murutucu na região do Amazonas.
Elas possuem hábitos notívagos (aquele que anda ou vagueia de noite) e voo silencioso devido à estrutura de suas penas. Sua alimentação é baseada em insetos, aranhas e pequenos mamíferos, como os roedores e morcegos. A presa é ingerida por inteiro, e depois de engolirem sua refeição, vomitam pelotas com pêlos e fragmentos de ossos. Os filhotes de corujas se tornam presas fáceis para outros predadores, como o gavião.
A coruja é o símbolo da Deusa grega da sabedoria, Atena, é uma coruja do gênero Athene: o mocho-galego. Também considerada o símbolo da filosofia.
Mas enfim, elas conseguem ou não virar a cabeça 360 graus?
Não, mas elas podem virar sua cabeça e pescoço em até 270 graus de um lado para o outro e 180 graus de cima para baixo, o que proporciona a ela a liberdade de observar todo o espaço ao seu redor sem precisar mexer o corpo. Acredita-se que essas aves desenvolveram esta excepcional capacidade, devido a localização dos globos oculares que são estruturas grandes, mas quase imóveis o que acaba limitando os movimentos dos seus olhos.
E como elas conseguem?
Aparentemente, ela passa a sensação de ter um pescoço bem grosso, porém não é, essa impressão é somente devido a sua quantidade de plumagem, e na verdade seu pescoço é bem fino e articulável. As vértebras das corujas são bem flexíveis comparada em relação as vértebras comuns dos mamíferos. Além de a coluna cervical ser formada por vértebras extremamente versáteis, elas ainda possuem cerca de 13 vértebras no pescoço, enquanto nós temos apenas sete, e como resultado de tudo isso, sua capacidade de estar sempre em estado de alerta aos pequenos movimentos ao seu redor é extremamente incrível.
Ao virar a cabeça, sua visão e audição estarão sempre voltadas para a mesma direção, além disso, o disco facial funciona como uma antena parabólica, que capta e amplia os menores ruídos. Como são excelentes caçadoras, elas ainda possuem os ouvidos desalinhados que ajuda na localização precisa da presa.
Deixar comentário