O Besouro elefante (Megasoma elephas) é um dos maiores insetos conhecidos, também denominado como besouro-hércules, ou besouro-rinoceronte. É pertencente a família dos Escaravelhos (Scarabaeidae) e da subfamília Dynastinae.
Eles são mais facilmente encontrados em florestas tropicais da América do Sul, no sul do México e são principalmente ativos durante a noite. São capazes de manter a temperatura do corpo elevada, com a diminuição da temperatura no ambiente.
Possuem uma cor preta ou pardacenta, cobertos com uma camada de pêlos microscopicamente finos. Os pelos crescem particularmente nos grossos élitros do besouro, são os pelos que muitas vezes dão a aparência de cor amarelada do corpo do besouro.
As fêmeas não possuem chifres, já os machos têm dois chifres salientes, um na cabeça, outro do protórax e dois pequenos chifres laterais. Os chifres são usados para poderem se defender e também quando estão brigando por comida e parceiros com outros machos.
Veja mais: Por que o corpo do vaga-lume ilumina?
Eles se alimentam da seiva de árvores particulares e de frutos amadurecidos caídos. Em cativeiro, eles gostam de comer frutas exóticas, como abacaxi, longan, lichia e cascas de certas árvores como o flamboyant.
Tamanho e força
Em relação ao seu tamanho, eles chegam a medir de 7 até 12 cm, porém, alguns machos podem ser de duas a três vezes maiores do que as fêmeas e são capazes de suportar um peso equivalente a nada mais nada menos que 850 vezes o peso do seu próprio corpo. São realmente muito fortes!
Denominações dos nomes
Acredita-se que uma das denominações do besouro (besouro-rinoceronte) seja porque eles possuem um formato de chifre em sua cabeça muito parecida com a de um rinoceronte, e que também serve entre outras coisas para disputar com outros machos o direito reprodutivo. Já a denominação de besouro-elefante seja por serem considerados os animais mais fortes da Terra, comparados aos elefantes.
Deixar comentário