O sono é dividido em diversas fases, sendo que cada uma delas apresenta um estágio fisiológico específico. Os cinco estágios do sono formam o ciclo, durando cerca de 90 minutos cada um. Sendo assim, um ciclo do sono é repetido de quatro a cinco vezes por noite.
Primeiramente podemos dividir o sono em duas fases, a REM que é o Movimento Rápido dos Olhos e a NREM, Movimento Não Rápido dos Olhos. O estado do NREM corresponde a 75% do período do sono, sendo dividido em quatro fases:
– Estágio 1: Quando entramos na fase de sonolência em que o indivíduo começa a sentir as primeiras sensações do sono. Nessa fase a pessoa pode ser facilmente acordada;
– Estágio 2: Tem duração média de 5 a 15 minutos. No estágio 2 a atividade cardíaca é reduzida, os músculos são relaxados e a temperatura do corpo cai. É bem mais difícil de acordar a pessoa.
– Estágio 3: Muito parecido com o estágio 4, a única diferença é em relação ao nível de profundidade do sono, que é um pouco menor.
– Estágio 4: Dura cerca de 40 minutos. É a fase onde o sono é muito profundo.
A fase do NREM tem uma grande importância para o corpo, uma vez que é nela que acontece a secreção dos hormônios do crescimento, sendo também imprescindível para a reposição de energia física. É na fase NREM onde realmente ocorre o descanso profundo e menor atividade neural. Após a fase 4, o indivíduo retorna ao estágio 3, estágio 2 e entra na fase REM.
O REM é caracterizado pela intensa atividade cerebral, muito semelhante ao estado de vigília, nessa fase acontecem movimentos oculares rápidos, o que explica o nome do estágio. É no REM que surgem os sonhos. Embora a fase do REM não resulte em um descanso profundo, ela é importante para nossa recuperação emocional.
Deixar comentário