Uma das principais razões para o gato se lamber é o de se limpar, quase um banho. Daí vem a expressão “tomou banho de gato“, o que significa que a pessoa se limpou se entrar na água.
Língua do gato
A língua do gato é bem áspera, apresenta em sua superfície, papilas em forma de ganchinhos formando uma espécie de pente que ao passar no pelo, retira sujeira, mantém o pelo macio e pode até mesmo eliminar os parasitas.
Mas o gato não se lambe somente para ficar limpinho, ele também tem esse comportamento para manter uma certa impermeabilidade no seu pelo, o que dificulta a proliferação dos parasitas. Também tem a função de diminuir a perda de calor mantendo o seu corpo aquecido e também resfriado.
Porém, se o seu gato tem esse hábito em excesso, não é um bom sinal, pode ser sintomas de neuropatia, uma doença cerebral, uma inflamação, ou até de uma doença alérgica na pele que faz com que seu gatinho tenha essa coceira demasiadamente.
Os gatos se lambem também quando estão muito entendiados, pois, quando ficam muito tempo sozinhos ou não praticam nenhum atividade interessantes eles começam a se lamber. Mas, fique atento, pois essa lambição pode ocasionar um vício.
Há milhares de anos, quando os gatos tinham uma vida selvagem, após cada refeição eles tomavam banho passando a língua por todo corpo para retirar o cheiro do alimento e não chamar a atenção dos predadores. Enfim, agora você já sabe porque seu felino adora viver se lambendo.
Deixar comentário