Cientistas da Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, resolveram por meio de um experimento finalmente descobrir porque os dedos enrugam quando fica muito tempo dentro da água.
Eles iniciaram o experimento com alguns voluntários. Pediram para que eles pegassem uma bola de gude imersa em um balde d’água com uma mão e que passagem a bola por uma pequena abertura para a outra mão, para colocá-las em outro local. Os voluntários com os dedos enrugados pela umidade conseguiram completar a missão com muito mais agilidade, já com os dedos lisos demoraram mais tempo.
O estudo sugere que as rugas têm a função específica de tornar mais fácil o manuseio de objetos embaixo d’água ou de superfícies molhadas em geral, o que pode ter sido uma vantagem para os primeiros humanos quando procuravam por alimentos na natureza.
No Centro de Comportamento e Evolução da Universidade de Newcastle, os cientistas concluíram que as rugas são um sinal de vasoconstrição como resposta à água, o que, por sua vez, é uma reação controlada pelo sistema nervoso.
Deixar comentário