Cianoacrilato, popularmente conhecido como “Super Cola” ou “Super Bonder”. Mas como surgiu? Apareceu no início de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o químico Harry Wesley Coover Jr., chefe do Laboratório Eastman-Kodak, descobriu acidentalmente uma substância plástica e transparente – o cianoacrilato.
Inicialmente Harry ficou decepcionado, pois sua invenção colava tudo que tocava, então, o projeto não foi continuado, pois não se via função na descoberta. Mas, após 6 anos, ele retomou o projeto pois observou que a substância havia se transformado em uma cola extremamente forte sem necessidade de aquecimento, então, sua equipe iniciou a colagem de vários objetos no laboratório, e, perceberam que finalmente haviam encontrado um uso para aquela substância pegajosa.
Em 1958, após 16 anos de sua descoberta, ele patenteou o projeto. Então, o cianoacrilato começou a ser vendido nos Estados Unidos como uma super cola com a marca Eastman 910.
No Brasil, o nome Super Bonder foi denominado em 1975, e instantaneamente ficou conhecido como “cola tudo”. Desde então, a marca ficou muito famosa, auxiliando o consumidor nos momentos cruciais.
Por que ela não gruda no tubo?
Além disso, o tubo da cola é revestido interiormente por um material em que a cola não adere o que ocorre somente com a pele, por isso, tenha cuidado ao manusear o produto.
Deixar comentário