Para onde vai o Lixo Nuclear?
Diferentemente do lixo doméstico, queé facilmente tratado e reciclado, o lixo nuclear é extremamente tóxico aos seres humanos e o ambiente. Enquanto com o lixo comum basta deixar o lixo do lado de fora da casa, o lixo nuclear precisa de uma atenção especial.
Continue lendo e descubra para onde vai o lixo nuclear:
O que é a energia e o lixo nuclear?
A energia nuclear é o resultado obtido através da fissão do átomo dos elementos radioativos. Os mais comuns são o plutônio, iodo e césio.
Todo o processo, mesmo sendo uma energia limpa de poluição, pode acarretar em inúmeros problemas, como na maior tragédia nuclear da história. E a utilização deste meio de energia implica na produção de materiais não reutilizáveis.
De maneira diferente ao lixo comum, seja orgânico ou seletivo, há a produção de um lixo extremamente perigoso, o radioativo. Como você sabe, usinas nucleares produzem energia a partir de compostos radioativos.
Porém, nem tudo é aproveitado nesse processo, resultando em componentes nocivos aos seres humanos e ao ambiente comum.
Assim, há locais específicos de estocagem e dispensa destes materiais radioativos.
Para onde vai o lixo radioativo?
O lixo radioativo, propriamente dito, se divide em três graus: Alta, média e baixa radioatividade. Portanto, cada qual possui um destino próprio.
Os níveis de média e baixa radioatividade são guardados em depósitos preparados para o estoque. Já o nível alto, requer um tanque de resfriamento cercado por aço, concreto e chumbo, por via de segurança. Não há local de estocagem que seja totalmente seguro.
O manuseio de artigos radioativos é sempre realizado com toda a precaução possível, mas, a poluição nucelar pode demorar décadas para se extinguir, ou apenas, reduzir o seu nível.
Então, mesmo mantendo o lixo radioativo nestes lugares “apropriados”, é preciso ter em mente que qualquer agente pode ser o causador de um grande desastre.
O que a radiação pode desencadear no ser humano e na Terra?
O efeito primário da exposição à radiação em níveis altos é representado em estágios. Feridas superficiais, queda de cabelo, visão turva até virar cegueira, colapso de órgãos vitais, queda dos dentes e unhas até a eventual morte.
Contudo, a exposição a um nível baixo, porém, duradouro, pode resultar em inúmeras formas de câncer e mutações genéticas de todos os tipos. Sendo, muitas vezes, associada aos famosos zumbis dos filmes de Hollywood.
Os impactos da radiatividade
Como a célula animal é suscetível à radiação, tanto homens quanto animais podem ser atingidos catastroficamente.
Muitos casos de cobras com duas cabeças, cabras com rosto humano e peixes de três olhos possuem relação com a radiação. O solo atingido por poluição radioativa passa a se tornar infértil, a água passa a não sustentar vida e, a própria atmosfera passa a carregar a poluição radioativa.
Veja a mais potente arma nuclear já detonada e tire suas próprias conclusões sobre o poderio da energia nuclear.
Mesmo representando riscos, o imaginário popular sempre desejará superpoderes advindos do lixo tóxico; cuidado!
Deixar comentário