Veja os termos brasileiros que definem os apelidos às pessoas que nasceram em determinadas regiões do Brasil. Alguns historiadores dizem que os nomes adotados muitas vezes tiveram influência dos portugueses, dos tupis e dos espanhóis platinos, porém, alguns tem outras origens, como hábitos alimentares e fardas militares.
1. Gaúcho
Supõe-se que tenha se originado na região platina, entre o Uruguai e a Argentina, para designar os habitantes das zonas rurais que se dedicavam à criação de gado nos pampas, mas, a palavra é incerta. Os moradores do Rio Grande do Sul teriam herdado o apelido pela proximidade com os dois países. Também tem essa expressão nas províncias espanholas.
2. Potiguar
A palavra original Poti’war significa “aquele que come camarão”, crustáceo encontrado com fartura no litoral do estado, sendo assim, origem para os nomes dados a quem nasceu no Rio Grande do Norte.
3. Carioca
O termo vem de duas palavras tupi: kara’iwa (“homem branco”) e oka (“casa”), que, juntas, significam “casa do homem branco”. Os índios passaram a usar a expressão logo após a fundação do Rio de Janeiro, para se referir à cidade. Como apelido para os moradores, o termo só começou a ser usado a partir do século XVIII.
4. Barriga-verde
Faz parte da tradição cultural de Santa Catarina. Adquiriram esse apelido pelo simples hábito de beber erva-mate. Para os historiadores, porém, o nome vem do colete verde usado pelos soldados de um batalhão de fuzileiros catarinenses, criado pelo brigadeiro Silva Pais no século XIX.
5. Capixaba
Quem nasce no estado do Espírito Santo recebe esse nome por influência da língua tupi, na qual kapixaba significa “terra de plantação”. O motivo é que havia, na região, muitas roças que abasteciam de alimento as tribos indígenas locais.
6. Soteropolitano
É incrível, mas o nome de quem nasce na capital baiana vem do grego! Nessa língua, soter significa “protetor” ou “salvador”, enquanto polis quer dizer “cidade”.
Deixar comentário