1. Carpa
A carpa pode chegar a pôr 2 milhões de ovos de uma só vez.
2. Cavalo-marinho
Ao nascer, os cavalos-marinhos são transparentes. A pigmentação aparece depois. Das 40 espécies, a mais comum mede entre 10 e 15 centímetros. O tamanho, porém, varia de 2 a 60 centímetros. O cavalo-marinho é um peixe sem escamas. Os gregos o apelidaram dehipocampo(cavalo-monstro-marinho). Sua cauda é enrolada como a do macaco. Quando quer comer ou descansar, agarra-se com ela a um pedaço de coral ou alga.
3. Linguado
Os dois olhos do linguado ficam do mesmo lado do corpo. Quando nascem, em alto-mar, as larvas do peixe têm um olho de cada lado. Pouco a pouco, o olho esquerdo vai se deslocando e se aproximando do direito. Ele passa o tempo todo meio coberto de areia, deitado de lado no fundo do mar.
4. Peixe-arqueiro
Muito comum nos mares índico, o peixe-arqueiro lança um jato de água pela boca que deixa suas vítimas sem sentido. Depois, fica fácil capturá-las.
5. Peixe-elétrico
O peixe-elétrico atordoa a presa com choques elétricos de mais de 200 volts, que dariam para ligar um aparelho de TV. Um estudo realizado pela revista Science e publicado em 23 de setembro de 2004 revelou que existem 43 espécies deste peixe na bacia amazônica.
6. Peixe-espada
A espada do peixe-espada é um prolongamento do seu maxilar. Quando esse peixe nasce, o osso do maxilar dele é igual ao dos outros peixes, mas vai crescendo com o tempo.
7. Peixe-serra
O peixe-serra mata outro peixe rasgando a cabeça da vítima de lado a lado.
8. Baiacu de espinho
Quando capturado, este peixe vira uma bola de espinhos, como mecanismo de defesa. Ele pode matar predadores que ingerirem seus espinhos.
9. Peixe voador
Este peixe tem esse nome, pois consegue saltar e em seguida planar com suas nadadeiras peitorais. Alguns pescadores podem até confundi-los com aves. O “voo” do peixe voador pode atingir 6 metros de altura e 90 metros de distância.
10. Peixe mão
Este peixe curioso foi descoberto próximo à costa da Austrália. Ele foi apelidado com esse nome porque usa as nadadeiras alongadas (em forma de braço) para se locomover pelo oceano. A ponta da nadadeira é bem parecida com uma mão, apesar de cientificamente não ser considerada uma.
Deixar comentário