Os ratos não precisam vomitar, pois seus sistemas digestivos são capazes de processar substâncias que geralmente seriam consideradas perigosas. Além disso, seus sentidos altamente desenvolvidos de olfato e paladar os impedem de consumir alimentos que não conseguem digerir.
O vômito é realmente um processo complexo para os ratos, pois eles têm um “sistema” apropriado para fazer, e também não conseguem arrotar ou ter refluxo.
Os ratos conseguem “regurgitar” a sua alimentação, ou seja, eles podem empurrar o alimento do seu estômago até seu esôfago.
Para ocorrer um vômito, é necessário que aconteça a expulsão forçada do conteúdo do estômago, onde exige a contração dos músculos, coisa que os ratos não conseguem fazer.
Para os animais que têm a capacidade de vomitar, como nós, os vômitos servem para um propósito importante, sendo então, uma resposta automática para um possível consumo de veneno, o que isso na verdade é um processo de defesa que mantém o animal vivo.
Os ratos têm grandes resistências ao veneno, porém, ao ingerir certa quantidade de veneno, eles irão morrer porque não conseguem expelir o veneno através do vômito.
Deixar comentário