Uísque (em inglês whisky ou whiskey) é uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris. Sua graduação alcoólica tem teor de 38 a 54% de álcool etílico em volume a uma temperatura de 20 °C, segundo a Legislação Brasileira.
“Whisky” é o nome geralmente dado à bebida no Reino Unido (incluindo a Escócia), no Canadá e no Japão, enquanto o termo usado nos Estados Unidos e na Irlanda é “whiskey”.
O uísque é uma bebida rigorosamente regulamentada; possui denominações de origem e várias classes e tipos. A característica trivial dessas diferentes classes e tipos é baseada na fermentação dos grãos e na destilação máxima de 80% de álcool para os de milho e 90% de álcool para os de outros grãos, antes da adição de água, para reter os sabores dos grãos usados para fazer a alcoolização.
O uísque ganha 60% do seu sabor baseado no tipo de barril usado no seu envelhecimento, por isso a maioria das classificações baseia-se no tipo de madeira usado e na qualidade da flambagem e queima da madeira. O uísque Bourbon por exemplo, é legalmente exigido que seu envelhecimento seja realizado em barris de carvalho flambados.
Uísque, estudo
É uma das bebidas mais apreciadas e conceituadas em todo o mundo, seja puro, com gelo ou com água. Mas, muitas pessoas tem dúvidas de como o uísque deve ser servido. Bom, não existe uma escolha específica, pois depende muito da preferência de cada pessoa, mas segundo uma pesquisa realizada por dois estudiosos, Linnaeus de Kalmar, na Suécia, eles afirmam que a preferência é para o Uísque com água.
De acordo com o resultado da pesquisa, acrescentar um pouco de água, (não mais do que algumas gotas) à bebida melhora substancialmente o seu sabor. O sabor característico do uísque é devido a uma série de moléculas chamadas guaiacol, que podem ter propriedades hidrófilas, isto é, atraem água.
A dupla ainda acrescentam que quando o uísque tem cerca de 40% de etanol, essas moléculas tendem a se concentrar na superfície da bebida. Mas, quando a porcentagem é maior, eles precisam se mover para níveis mais baixos.
Portanto, é por isso que, adicionando um pouco de água e diluindo a bebida, a porcentagem de etanol acaba sendo reduzida, então, fazendo com que as moléculas de guaiacol se elevem à superfície, sendo assim, aumentando o seu sabor.
Deixar comentário