Muitas pessoas tem o hábito de lavar o frango com água corrente ou limão antes de cozinha-lo, pois acreditam que o frango tenha muitos germes e bactérias, mas, isso é um grande equívoco, não se deve jamais lavar o frango antes de frita-lo ou cozinha-lo.
Em um pedaço de frango pode conter mais de 1.000 tipos de bactérias, porém, não se desespere, pois a maioria deles são completamente inofensivas aos seres humanos, mas, existe uma chamada “campilobacter” pode acontecer uma grave infecção no corpo. Essa bactéria é a forma mais comum de intoxicação alimentar na Grã-Bretanha, e a maior parte dos casos é proveniente de aves contaminadas.
De acordo com a Food Standards Agency (FSA) a agência alimentar britânica, lavar o frango cru com água antes de cozinhar aumenta o risco de contaminação por essa bactéria.
E acontece a contaminação?
Durante a lavagem, as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos, em vez de irem para o ralo, podem se espalhar ao redor da pia e contaminar as suas mãos ou utensílios, então, consequentemente ao espirrar a água quando está lavando o frango, ela pode cair nas verduras, talheres, pratos, dentre outros lugares. Então o conselho é, não lave o frango, pois ao cozinha lo, o fogo vai matar todas as bactérias que vier na carne.
Além da campilobacter, o frango tem outra bactéria, a salmonela, que também pode causar problemas de saúde, mas o campilobacter é de longe muito pior que as demais bactérias. Portanto, perca esse hábito urgentemente.
Os principais sintomas da intoxicação por campilobacter são:
- diarreia grave;
- dor abdominal;
- febre;
- vômitos.
Em alguns casos, essa bactéria pode até levar à óbito, sendo os que correm mais risco são as crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.
Deixar comentário