Sim, além da gripe, outras doenças originaram grandes pandemias como a cólera que teve início na Índia em 1816 e se alastrou pelo mundo todo. Estima-se que a cólera continue a afetar de 3 a 5 milhões de pessoas em todo o mundo e que tenha sido contabilizado de 58 a 130 mil mortes até 2010. Apesar de ter sido considerada uma pandemia, a doença é rara em países desenvolvidos.
Muitas pessoas que acompanham a história irão se lembrar que no século XVIII na baixa idade média, devido à falta de saneamento básico, a peste negra castigou a Europa, dizimando entre um terço (25 milhões) a metade da população (75 milhões).
A varíola e o sarampo que ocorreu entre 1500 a 1530 no México e Peru causou mais de 2 milhões de mortes.
O HIV, que foi descoberto em 1982, ainda causa uma grande pandemia global, são mais de 60 milhões de infectados, resultando em 20 milhões de óbitos.
Já doenças como o Ebola, Zika, Dengue e Chikungunya estão sendo estudadas profundamente pela comunidade científica, pela facilidade com que a população mundial é contaminada, sendo assim, podendo resultar em grandes pandemias.
Veja as grandes gripes que assolaram o mundo:
- Gripe Russa: essa gripe teve início em 1889 atacando a Europa, e chegando a Salvador por navios e se alastrando até o Rio de Janeiro.
- Gripe Espanhola: em 1918 surgia a gripe espanhola, onde se espalhou pelo mundo todo. Segundo estatísticas, acreditasse que 50% da população mundial foi contaminada, levando a 40 milhões de pessoas ao óbito. Essa gripe é considerada a pior pandemia da história.
- Gripe asiática: surgiu na China em 1957 e em questão de meses se alastrou para a Austrália, índia, Europa, África e os Estados Unidos. Atingindo todos os países em torno de 10 meses. De acordo com a área atingida chegou a 80% de mortalidade.
- Gripe de Hong Kong: mais uma vez surgiu na China na década de 60, precisamente em 1968 e infectou 500 mil pessoas em Hong Kong, causando grande impactado na Guerra do Vietnã, quando foi levada aos Estados Unidos e se alastrou rapidamente no mundo inteiro.
- Coronavírus: surgiu em Wuhan, na China, em 2019, se espalhando rapidamente pelo mundo. Embora sua taxa de mortalidade seja baixa, atingindo principalmente os idosos, pessoas com problemas respiratórios e baixa imunidade, sua virulência é bastante alta, infectando pelo menos 300.000 pessoas até 21 de março de 2020.
Essa pandemia está trazendo prejuízos incalculáveis para a economia global, pois está paralisando boa parte da indústria chinesa, além de quarentena em diversos países para o controle do vírus. Porém, o mais importante nesse momento é a conscientização de que a situação é grave e que devemos respeitar as recomendações de quem entende do assunto. Faça sua parte!
Adoro esse site, sempre me surpreende.
Que bom que gostou. Visite sempre!