Falar sozinho deixa as pessoas mais inteligentes
Uma boa notícia para quem costuma travar diálogos longos e complexos entre si mesmo: isso não significa que você está ficando louco, mas essas conversas solitárias podem aumentar sua inteligência, já que aceleram o lado cognitivo do cérebro.
A pesquisa que chegou a essa conclusão foi conduzida por dois psicólogos que estavam intrigados com as pessoas que procuravam itens no supermercado sussurrando o nome dos alimentos. Para comprovar que isso ajudava na busca, eles fizeram um teste bastante simples.
Em uma das dinâmicas, eles precisavam encontrar a foto de um objeto específico em meio a várias outras. Alguns voluntários precisavam fazer isso em silêncio, e eles levaram mais tempo para acabar a tarefa do que os que eram autorizados a falar o nome da figura.
Na segunda atividade, um site de compras online foi usado em um experimento similar, e quem falava os produtos pedidos para serem procurados eram bem mais velozes na busca, mas apenas se eles conheciam o nome do objeto.
- Falar sozinho também ajuda a encontrar objetos perdidos.
Pesquisadores da Universidade do Wisconsin-Madison e Universidade da Pensilvânia, EUA, realizaram uma série de estudos para descobrir se falar com si mesmo pode ajudar na busca por objetos particulares. O estudo foi inspirado no fato de que muitas pessoas murmuram para si mesmas quando estão tentando encontrar, por exemplo, um pacote de feijão nas prateleiras do supermercado ou um pote de manteiga dentro da geladeira.
Foi verificado que quando as pessoas falam sozinhas, elas realmente encontram o objeto mais rapidamente. Na próxima vez que você perder suas chaves, você pode murmurar “chaves, chaves, chaves” para si mesmo enquanto procura por elas, e simplesmente ignorar as pessoas que estão te olhando estranho…
Deixar comentário