Estalar os dedos pode ser prejudicial à saúde?
É um hábito que muitas pessoas adquirem ao longo do tempo, ou logo quando pequeno. Alguns dizem que estalar os dedos serve para aliviar a tensão, outros já nem percebem mais e falam que é totalmente automático, mas que não tem relação alguma com stress ou tensão do dia a dia.
O gesto de estalar os dedos é muito comum quando se vai iniciar algo em que precisa realizar, como uma atividade física, uma reunião, uma prova importante, dentre outros, e dizem que o fato de realizar esse gesto tende a aliviar a tensão, consequentemente, relaxando o corpo para realizar determinada tarefa, outras pessoas já dizem que fazem porque sentem que sua mão está tensa e isso relaxa, e outras pessoas praticam o gesto apenas pelo prazer do barulho que faz. Porém muitas pessoas acreditam que o fato de estalar sempre os dedos pode ocasionar artrite. Será?
Não precisa se desesperar e nem ficar preocupado, pois estalar os dedos não causa artrite. Provavelmente nenhum dano ocorrerá com suas articulações, pode estalar à vontade que o som até ajuda a identificar a saúde das juntas.
Estudo sobre o assunto
Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, efetuaram testes para revelar o que de fato acontece quando estalamos os dedos. A causa é devido bolhas que se criam e que lubrificam as articulações, causando assim o barulho – e não o atrito entre os ossos. O estudo foi publicado pela revista Plos One.
Os especialistas comparam essas bolhas a pequenos vácuos que se criam nas articulações. Uma vez que as superfícies das articulações se separam rapidamente, não há mais fluido disponível para preencher o volume crescente do conjunto, uma cavidade é criada, e esse evento é o que está associado ao som.”
Essa pesquisa somente reforça o que já foi constatado nos anos de 1940, apenas a criação de bolhas. No entanto, um estudo dos anos de 1970, também com raios X, questionou a teoria de 1940, propondo que era o estouro da bolha na articulação que criava o barulho, mas anos mais tarde foi reforçada somente a teoria de 1940, sendo então, não prejudicial à saúde estalar os dedos.
Então, chegou-se a conclusão de que o fato de estalar os dedos pode até ajudar a identificar algum tipo de problema nas juntas mesmo antes deles aparecerem, conforme o barulho na hora do estalo. Interessante, não é mesmo?
Gostou? Comente.
Deixar comentário