Muitas vezes nos deparamos com nosso estômago fazendo barulho. Mas, porque será que isso acontece?
Se seu estômago ronca com frequência é porquê pode estar sofrendo de Borborigmo, mais conhecido como rugido estomacal ou barulho estomacal que é o som produzido pela contração dos músculos gástricos e intestinais de alguns animais e do homem.
Digestão
Este rugido, nem sempre perceptível, é uma parte convencional da digestão. Tem origem no estômago ou na primeira seção do intestino delgado à medida que os músculos se contraem de modo a fazer com que o quilo (última fase da digestão, quando o alimento se transforma numa massa líquida) e o quimo (produto parcial da digestão do bolo alimentar, que passa do estômago para o duodeno) passem pelo trato gastrointestinal.
Contração e relaxamento
Essa contração e relaxamento dos órgãos ocorrem inúmeras vezes. Esse movimento é conhecido como peristáltico, que são movimentos involuntários de certos órgãos, como o esôfago, intestino, etc. São responsáveis pela circulação sanguínea, e por empurrar o alimento ao longo do tubo digestório, para que ocorra sua digestão ao nível devido.
Isso provoca o movimento dos líquidos e gases contidos no interior dos órgãos, que logo produz o ruído chamado de ronco do estômago.
Como prevenir contra os roncos do estômago
Para evitar os ruídos do estômago é fundamental sempre mastigar muito bem os alimentos consumidos para evitar a produção de gases, assim o processo de mistura entre o sólido e o líquido não irá produzir excesso de gases. Também o ideal seria tomar chá após a refeição, ideal para acalmar o estômago.
Deixar comentário