Com certeza quando você era criança sempre ouvia sua mãe dizendo que se engolisse um chiclete poderia fazer mal, pois ele poderia ficaria preso em seu estômago. Essa ideia de um chiclete preso em sua garganta ou em seu estômago não era nada interessante, então, muitas vezes você não engolia, e quando engolia ficava meio receoso, não é mesmo?
Então saiba aqui que isso não passava de um conto para te assustar, pois, nenhum alimento conseguiria ficar tanto tempo no seu corpo, há não ser que seja algo muito grande a ponto de não poder sair do estômago ou de ficar preso no intestino, afirma a gastroenterologista Rodger Liddle, da Escola de Medicina da Universidade de Duke (EUA). Um pequeno chiclete passa pelo sistema digestivo sem nenhum problema ou algo que o impeça se seguir o curso.
Já que o corpo é capaz de processar alguns dos componentes, como os adoçantes e derivados de óleo, não é impossível de serem digeridos e se fragmentarem, assim ocorre com o polímero que serve de base para a goma de mascar.
Mas saiba que o fato da goma não fazer mal, não implica que você deve engolir um monte de chicletes. Há relatos de casos de crianças que precisaram de cirurgia para remover “bolos” de chiclete que se acumularam no trato digestivo, ocupando espaço e causando constipação, é claro que foram muitos chicletes e não um ou outro.
Deixar comentário